História, perguntado por gtaboy081, 1 ano atrás

as festas, as superstições, o que era, ou não permitido na igreja católica na idade média ... preciso de um resumo pff​

Soluções para a tarefa

Respondido por manolasodi2202
1

Resposta:

Durante a Idade Média a Igreja Católica conquistou e manteve grande poder. Possuía muitos terrenos, influenciava nas decisões políticas, interferia na elaboração das leise estabelecia padrões de comportamento moral para a sociedade .

Como religião única e oficial, a Igreja Católica não permitia opiniões e posições contrárias ao que eles achavam certo. Aqueles que desrespeitavam ou questionavam as decisões da Igreja eram perseguidos e punidos. Na Idade Média, a Igreja Católica criou o Tribunal do Santo Ofício para combater os contrários à religião católica. A Inquisição prendeu, torturou e mandou para a fogueira milhares de pessoas que não seguiam às ordens da Igreja.

Por outro lado, alguns integrantes da Igreja Católica foram extremamente importantes para a preservação da cultura. Os monges copistas dedicaram-se à copiar e guardar os conhecimentos das civilizações antigas, principalmente, dos sábios gregos. Graças aos monges, esta cultura se preservou, sendo retomada na época do Renascimento Cultural.

Enquanto parte do alto clero preocupava-se com as questões políticas e econômicas, muitos integrantes da Igreja Católica colocavam em prática os fundamentos do cristianismo. Os monges franciscanos, por exemplo, deixaram de lado a vida material para dedicarem-se aos pobres.

A cultura na Idade Média foi muito influenciada pela religião católica. As pinturas, esculturas e livros eram marcados pela temática religiosa. Os vitrais das igrejas traziam cenas bíblicas, pois era uma forma didática e visual de transmitir o evangelho para uma população quase toda formada por analfabetos. Neste contexto, o papa São Gregório criou o canto gregoriano. Era uma outra forma de transmitir as informações e conhecimentos religiosos através de um instrumento simples e interessante: a música.

Perguntas interessantes