História, perguntado por nattytb, 10 meses atrás

As ferrovias tiveram papel de destaque no processo de industrialização do século XIX. Em relação a esse contexto, assinale a alternativa incorreta:
a) Do ponto de vista simbólico, os trilhos, as máquinas e estações ferroviárias, ao transformarem as regiões onde estão inseridos, transformaram-se também nos ícones da ordem e do progresso burgues.
b) Ressalta-se que a expansão ferroviária torna-se decisiva no processo de valorização do capital, seja pelo fato de que a implantação das malhas ferroviárias acelera a incorporação de novas regiões à circulação internacional de mercadorias, seja pelo fato de que a construção de ferrovias se transforme em uma imensa e assaz lucrativa oportunidade de inversão de capitais.
c) Nos países que passaram pelo processo de industrialização, o desenvolvimento ferroviário ampliou a escala de acumulação e reprodução do capital, incorporando, em sua instalação, uma grande massa de mão-de-obra assalariada, além de contribuir, de forma decisiva, para as inovações tecnológicas.
d) Pode-se afirmar que as ferrovias, cuja implantação se dá dentro de parâmetros fundamentalmente capitalistas, representam, um retrocesso no modo de produção burguês.
e) Ao exigir que para seu funcionamento pleno, um suporte dos setores siderúrgico e metalúrgico, as ferrovias têm o papel de estabelecer o efeito multiplicador e modernizador da cadeia produtiva.

Soluções para a tarefa

Respondido por natyrbdtb
0

Resposta:

Letra D - Pode-se afirmar que as ferrovias, cuja implantação se dá dentro de parâmetros fundamentalmente capitalistas, representam, um retrocesso no modo de produção burguês.

Perguntas interessantes