Biologia, perguntado por HyasmimSantiago, 10 meses atrás

As fêmeas de chimpanzé (Pan troglodytes) geralmente produzem apenas um filhote,
o qual tem grande probabilidade de atingir a vida adulta. A tartaruga-da-amazônia
(Podocnemis expansa) coloca, em média, 90 ovos por postura e cerca de cinco filhotes
chegam à fase adulta.
a) Os dois animais, tartaruga e chimpanzé, apresentam cuidado parental?
b) Qual é a relação entre o cuidado parental e o número de ovos (ou de filhotes) produzidos
por esses animais?​

Soluções para a tarefa

Respondido por KinkasBorba
193

Resposta:

A) O Chimpanzé possui cuidado parietal, enquanto a Tartaruga-da-amazonia não possui.

B) O cuidado parietal garante ao animal maior probabilidade da sua cria atingir a idade adulta e passar os seus genes, ou seja, maior sucesso de perpetuação da espécie. Sendo assim, não é vantajoso o gasto de muita energia para a geração de muitos filhotes, logo, torna-se mais vantajoso investir em poucos ou em apenas um filhote.

Por outro lado, animais que não possuem cuidado parietal não podem contar com o sucesso de sua cria, uma vez que não estará presente. Por isso investe muita energia em produzir muitos filhotes para que um pequeno número consiga sobreviver de maneira autônoma. Logo, se animais que não possuem cuidado parietal produzirem poucos filhotes, as chances de sobrevivência destes são quase nulas e a espécie não se sustentaria

Respondido por kpn11
12

a) A tartaruga não apresenta cuidado parental. Até onde os estudos dizem, apenas uma espécie de tartaruga tem certo cuidado com sua prole, atendendo ao seu chamado ao eclodirem dos ovos. Em geral, essa é uma característica de animais que geram muitos filhotes de uma só vez, como as próprias tartarugas que botam cerca de 120 ovos.

b) Os animais que produzem grande numero de prole, mas não apresentam cuidado parental são chamados "r estrategistas" por desempenharem mais energia na produção de vários descendentes com certa hipótese de um grande número sobreviver. Porem normalmente apenas 2 filhotes de tartaruga, dentro de 120, atingem a fase adulta.

Os animais com comportamento contrario aos "r estrategistas" são os "k estrategistas" cujo instinto é a produção de poucos descendentes com cuidado parental, aumentando as hipóteses desse indivíduo sobreviver por mais tempo.

Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/29591844

Anexos:
Perguntas interessantes