Biologia, perguntado por andryajamille5700, 1 ano atrás

As fêmeas da espécie de inseto Bittacusapicalis, conhecida como mosca-escorpião, somente aceitam copular quando o macho lhes oferece um presente nupcial comestível, como mariposas.Compare o número de presas entre 20 m m 2 e30 m m 2 com o número de presas entre 40 m m 2 e 50 m m 2. As presas deste últim o grupo, maiores, conferem vantagem evolutiva ao macho? Elabore argumentos para explicar esse cenário.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por eaoboeing
9
Olá, 

Está questão é puramente de análise gráfica, porém é necessário alguns conhecimentos de evolução das espécies. 

Observando o gráfico, percebemos que abaixo de 20mm² a duração da cópula é pequena. Porém, mesmo aumentando o tamanho da presa não há acréscimo na duração da cópula, acima de 20mm².

Se observarmos mais atentamente, veremos que a maioria das cópulas (podemos afirmar isso), ocorreram entre 20 a 30mm². E comparada a 40 a 50mm² pode se afirma que não há uma quantidade tão significativa assim. 

O que isso significa evolutivamente?

duração da cópula traz mais chance de fecundação, e mais chance de transmitir sua carga genética. Desta forma é mais interessante para a espécie que machos que conseguem presas maiores passem essas características para suas proles. 

Por outro lado, presas muito maiores não trazem tantos benefícios a mais. 

Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes