História, perguntado por vivimartello68441, 5 meses atrás

As fazendas de café oitocentistas da região sudeste são testemunhas eloquentes de uma época de esplendor social e econômico, com seus núcleos sofisticados de civilidade na imensidão dos vales ocupados por elas, a projetar uma imagem de nobreza e fortuna aos protagonistas desta história. Nesse sentido, o diferencial das fazendas do interior de São Paulo, região de São Carlos e Araraquara, a partir do final do século XIX se resume:

Soluções para a tarefa

Respondido por dmmaia17
0

O fator diferencial das fazendas produtoras de café do interior paulista do século XIX é que as casas principais tinham jardins projetados e eram utilizados sistemas de irrigação, por isso as casas não precisavam ficar próximas aos rios, portanto a alternativa correta é letra B.

Fazendas de café do sudeste no Século XIX

No século XIX após a declaração de independência do Brasil o eixo econômico brasileiro estava centralizado na região sudeste, principalmente no estado de São Paulo onde estava se iniciando a ascensão das fazendas de café.

A economia cafeeira cresceu no estado de São Paulo baseada na monocultura do café, nos latifúndios e mão de obra escrava principalmente na região do vale do paraíba e depois se espalhando para o interior do Estado como nas regiões de Araraquara e São Carlos.

As alternativas para esta questão são:

A- Ao fato de que o partido das plantas das casas de fazenda era aberto, elas mantinham a setorização do modelo colonial das casas de engenho, separando o trabalho da habitação, e incluíam uma nova área, a social.

B- Ao fato de que em muitas dessas fazendas as casas principais passaram a contar com jardins projetados e as plantações com canais de irrigação, o que possibilitava que a localização das edificações das fazendas mencionadas não precisassem ser muito próximas aos rios.

C- A informação de que as fazendas da região de Araraquara utilizavam de uma distribuição mais racional das edificações, com terreiros de café situados ao lado ou à frente das casas principais. A existência dos rios muito próximos era uma necessidade comum e imprescindível.

D- Em informações de pesquisas recentes sobre as Fazendas da região centro-oeste de São Paulo, nas quais se constatou a presença de tradições paulistas ( terrapleno ) e mineiras ( meia encosta ) quanto à preparação do terreno das mesmas.

E- A não haver padrão nas fachadas, a não ser por largos beirais, eventuais frontões e platibandas, além de varandas com vista para o jardim ou terreiro, por vezes alpendradas, a fim de recepcionar os visitantes.

Saiba mais sobre o ciclo do café aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1285512

#SPJ4

Perguntas interessantes