As fases da lua representam quão iluminada está a face voltado para a Terra. Elas são doterminadas pelas posições relativas assumidas pelo Sol, pela Terra e pela lua
duranla sou movimonto ao redor da Terra ao longo de aproximadamente um mês
Lua nova: a face visivel da lua não está iluminada. Nessa fase, não vemos a lua no céu.
Quarto crescente: quando metade da lua começa a ser iluminada
Lua chela: a face visivel da Lua está totalmente luminada pela luz solar.
Quarto minguante: quando metade da lua deixa de ser iluminada.
RESPONDA NO SEU CADERNO
1- Descreva a teoria mais aceita da origem da Lua.
Soluções para a tarefa
A teoria mais aceita, e mais provável da origem da lua é a de que a lua foi criada a partir de pedaços da Terra lançados no espaço.
Essa teoria se chama:
A Teoria de Theia.
A teoria diz que, em algum momento, um planeta "solto", chamado Theia, bateu na Terra e jogou muito material pro espaço. Conforme a rotação da Terra acontecia, esses pedaços ficavam em órbita e começavam a se acumular, formando um novo corpo, o que hoje nos conhecemos como Lua.
Caso você esteja em dúvida, sim, existem planetas "soltos", eles em algum momento tiveram sua órbita desequilibrada e foram jogados para fora de seu sistema solar. Isso já aconteceu no nosso sistema inclusive, os astrônomos já detectaram um planeta perto do nosso sistema que parecia ter sido jogado pra fora. Após analisar sua rota, eles perceberam que este planeta fazia parte mesmo do nosso sistema à milhões de anos, ele ficava entre Júpiter e Saturno, e foi lançado pra fora após sofrer distúrbios na sua órbita.
Três fatos que fizeram os astrônomos definirem a Teoria de Theia, foram os seguintes:
- Primeiro, quando as missões Apollo da Nasa voltaram com amostras de areia da lua, eles perceberam que essa areia era feita dos mesmos componentes de areia que achamos na Terra.
- Segundo, eles já encontraram planetas em que havia alguma lua se formando (ou sendo dissipada).
- Terceiro, a cada momento, a lua de distancia mais da Terra. Isso mostra que ela está sendo "lançada" pra fora da Terra desde o impacto que criou ela até hoje. Sorte que ele ademora tanto pra se mexer que nós nem percebemos.