Geografia, perguntado por jhonnypereiradecarva, 3 meses atrás

as fases da industrializacao brasileira

Soluções para a tarefa

Respondido por NimsayNeelhtak
1

Fases da industrialização brasileira

O processo de industrialização brasileiro costuma ser dividido em quatro fases, distintas das etapas passadas pelos países europeus.

1° fase – Período Colonial

O período colonial compreende os tempos depois da chegada dos portugueses, em 1500, até a vinda da família real para o Brasil, em 1808. Qualquer tipo de fábrica ou manufatura era proibida naquela época, para que não houvesse competição com os produtos vendidos pela metrópole. Além disso, a economia do Brasil era escravista e se resumia à produção e exportação de açúcar.

2° fase – O café e as primeiras indústrias  responsáveis pela industrialização brasileira

Com a chegada da família real, o cenário econômico começou a mudar. Algumas medidas protecionistas foram implementadas para incentivar as pequenas fábricas, como o aumento de impostos sobre os bens importados. No entanto, como a maioria da população não tinha condições de adquirir os produtos, não houve grande desenvolvimento da atividade.

3° fase – Era Vargas e o desenvolvimento industrial

Foi entre os anos de 1930 e 1950 que a indústria brasileira atingiu outro patamar de desenvolvimento. Até o momento, a industrialização no Brasil era focada, principalmente, na produção de bens de consumo, mas foi na Era Vargas que os investimentos se voltaram para as chamadas indústrias de base.

As indústrias de base transformam matéria-prima bruta em produtos processados que podem ser utilizados por outros ramos da indústria. São essenciais para que um país tenha autonomia nas suas atividades industriais. Na época, desenvolveram-se principalmente os setores de transportes e de energia, além da mineração.

4° fase – Governo JK e as multinacionais

A 4° fase da industrialização brasileira começou nos anos 1950, com o governo de Juscelino Kubitschek, e dura até os dias atuais. É marcada pelo grande desenvolvimento e crescimento industrial, além de abertura econômica para a entrada de empresas multinacionais.

O governo JK investiu intensamente no setor industrial e no setor automobilístico. Foi por causa das políticas do presidente que o transporte rodoviário tornou-se o principal meio de deslocamento no Brasil, em detrimento das ferrovias e vias fluviais. Além de construir estradas, JK também incentivou a fabricação local de veículos, beneficiando empresas como a Ford.

Espero ter ajudado!

BONS ESTUDOS!

Anexos:
Perguntas interessantes