Português, perguntado por sauloedward, 1 ano atrás

As falas, a seguir, são de Capitu, no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis:
__Papai naturalmente há de querer ir também, mas é melhor que ele vá à casa do padre, é mais bonito. Eu não, que já sou meia moça, concluiu rindo.
__Não é nada, Bentinho. Pois quem é que há de dar pancada ao prender você? Desculpe que eu hoje estou meia maluca; quero brincar, e...
Com base nos estudos realizados sobre Classe de Palavras e observando as palavras sublinhadas nos diálogos de Capitu com Bentinho, marque a alternativa que apresenta a correta análise sobre o uso dessas palavras no texto:
Δ Capitu utilizou devidamente as palavras, uma vez que, nos dois contextos, elas são adjetivos e devem concordar com quem fala “Capitu”, por isso foram flexionadas no feminino.
Δ Capitu utilizou indevidamente as palavras, uma vez que, nos dois contextos, elas são advérbios de intensidade e não poderiam ser flexionadas no feminino.
Δ Capitu utilizou indevidamente as palavras, uma vez que, nos dois contextos, elas são numerais fracionários e não poderiam ser flexionadas no feminino, porque são invariáveis.
Δ Capitu utilizou devidamente as palavras, uma vez que, nos dois contextos, elas são advérbios de intensidade e, por isso, podem ser flexionadas no feminino.
Δ Capitu utilizou devidamente as palavras, uma vez que, nos dois contextos, elas significam “metade”, por isso justifica-se o uso de MEIA e, não, MEIO.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
3

Letra correta é a b. Capitu utilizou indevidamente as palavras, uma vez que, nos dois contextos, elas são advérbios de intensidade e não poderiam ser flexionadas no feminino.

A fala de Capitu apresenta incoerências gramaticais em decorrência do seguinte fator: O correto seria a colocação do termo "meio", por se tratar de algo que indica uma ideia invariável, sendo por isso, um advérbio.

Logo, o correto seria manter a frase mas alterar o advérbio para "meio", já que não pode ser flexionado por se tratar de um advérbio invariável.

Perguntas interessantes