As expressões "comunismo" e "socialismo" recebem significados nem sempre muito precisos. Numa explicação bem resumida, daria para dizer que, segundo a teoria marxista, o socialismo é uma etapa para se chegar ao comunismo. Este, por sua vez, seria um sistema de organização da sociedade que substituiria o capitalismo, implicando o desaparecimento das classes sociais e do próprio estado. "no socialismo, a sociedade controlaria a produção e a distribuição dos bens em sistema de igualdade e cooperação. Esse processo culminaria no comunismo, no qual todos os trabalhadores seriam os proprietários de seu trabalho e dos bens de produção", diz a historiadora cristina meneguello, da universidade estadual de campinas (unicamp)
Soluções para a tarefa
O socialismo é um sistema econômico que busca estabelecer a igualdade entre os membros da sociedade, extinguindo as classes sociais. Já o comunismo seria a aplicação do socialismo e um sistema político de controle do país pelos proletários.
Socialismo
O socialismo é uma teoria e sistema econômico proposto de forma mais elaborada por Karl Marx e Friederich Engels no século XIX, como resposta às desigualdades que o capitalismo formara. O socialismo poderia ser dividido em duas correntes:
- Socialismo utópico: defendia uma conquista do poder pelos proletariados de forma pacífica, por meio da conscientização da população;
- Socialismo científico: defendia uma luta armada e revolução para conquista do poder pela classe proletariada.
Karl Marx defendia a existência de uma luta de classes entre os donos do meio de produção e os proletariados. Para esse teórico, os proletários deviam tomar posse dos meios de produção, uma que vez que eram eles que realizavam todo o trabalho.
Aprenda mais sobre o socialismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/15681412
#SPJ1
Resposta: Embora o texto seja composto por apenas dois parágrafos, podemos dizer que a ideia principal do autor é distinguir socialismo de comunismo, deixando uma definição verdadeira para o leitor.
Explicação: