História, perguntado por carlosferreirac931, 10 meses atrás

As explicações da peste negra refletem a mentalidade medieval ? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiarodrigues865
2

Considerada castigo divino, a peste negra (peste bubônica) foi uma das maiores epidemias que assolou a humanidade.


No início de 1330 o primeiro foco da peste bubônica aconteceu na China. A peste afeta principalmente roedores, mas suas pulgas podem transmitir a doença para as pessoas. Uma vez infectada, o contagio a outras pessoas ocorre de maneira extremamente rápida. A peste causa febre e um inchaço doloroso das glândulas linfáticas chamadas de bulbos, daí o seu nome. A doença pode também causar manchas na pele que apresentam primeiramente uma cor avermelhada e então se torna negra.



Como a China era um das maiores nações comerciais, foi só uma questão de tempo até que a epidemia da peste se espalhasse pela Ásia oriental e pela Europa.

Em outubro de 1347, vários navios mercantes Italianos retornaram de uma viagem ao mar negro, um dos elos no comércio com a China. Quando os navios aportaram Sicília muitos dos que estavam a bordo já estavam morrendo por causa da peste. Após alguns dias a doença se espalhava pela cidade e pelos arredores. Uma testemunha ocular conta o que aconteceu:


"Percebendo que um desastre mortal havia chegado a eles, as pessoas rapidamente expulsaram os italianos de sua cidade. Mas a doença permaneceu, e logo a morte estava por toda parte. Pais abandonavam seus filhos doentes. Advogados se recusavam a sair de casa e fazer testamento para os moribundos. Frades e freiras foram deixados para trás para tomar conta dos doentes e monastérios e conventos logo estavam desertos, pois eles também foram afetados. Corpos foram deixados em casa abandonadas, e não havia ninguém para lhes dar um funeral Cristão."
Respondido por EdneiM
0

Resposta:

Peste Negra

Explicação:

Para os religiosos a peste era vista tanto como um castigo divino quanto como bruxaria, assim, os mesmos acabavam se auto punindo, cometendo auto flagelos, acreditando que por serem pecadores deveriam passar por isso sem reclamar, por serem merecedores, dignos da punição divina, também, muitas orações era o que se recomendava aos doentes. As funções dos padres era realizar visitas e velórios. Consequentemente, teve um tempo em que já se não faziam mais velórios, padres morriam, coveiros morriam, corpos eram incendiados na crença de que a doença era 100% eliminada no cadáver daquele indivíduo, ou seja, não há lugar ( espaço ) para sepultar os mortos, nem cidadãos para executarem as devidas tarefas em um velório - sepultamento. Além do mais, para a sociedade, a culpa era dos judeus por serem na época, supostamente menos afetados. Assim, surgiram diversos pensamentos que buscavam uma explicação do motivo pelo qual a peste estava sobre o povo, muitas perseguições , doentes eram mortos e muitas vezes abandonados.

Perguntas interessantes