História, perguntado por p3drx777, 9 meses atrás

As experiências coletivas e os fatos históricos podem ter durações variáveis. Alguns fatos históricos podem durar
o instante de um gol, mas outros podem durar décadas ou séculos. Marque a opção que não representa uma
medida de duração do tempo cronológico.


[A] o movimento de rotação da Terra, que mede a duração de um dia.
[B] o movimento de translação da Lua em torno da Terra, que mede a duração de um mês.
[C] os dias, os meses e os anos são algumas durações fundamentais do tempo cronológico.
[D] a medida da duração de um ano representa o movimento de translação da Terra em torno do Sol.
[E] o movimento de translação da Terra em torno do Sol, que mede a duração de um mês.


p3drx777: se poder responder rapido

Soluções para a tarefa

Respondido por albericoneto302040
3

Resposta:

Translação é um dos movimentos realizados pela Terra, assim como o movimento de rotação e precessão. Diz respeito ao caminho percorrido pelo planeta ao redor do Sol, caminho esse que realiza uma órbita elíptica (volta levemente oval). A duração desse movimento e a trajetória percorrida resultam em fenômenos astronômicos vivenciados por nós ao longo do ano. Quer saber como esse movimento é realizado e quais são as suas consequências? Vamos lá!

Leia também: Curiosidades astronômicas

Características do movimento de translação

Movimento de translação.

Movimento de translação.

O caminho percorrido pela Terra ao redor do Sol possui duas características básicas:

→ Velocidade

A velocidade média em que a Terra realiza o movimento de translação é de aproximadamente 107.000 km. Apesar de ser uma velocidade elevada, ela não é sentida aqui na Terra. Só poderíamos ter essa percepção se observássemos um ponto exterior ao planeta que estivesse em uma velocidade diferente ou até mesmo parado. A velocidade da Terra no movimento de translação altera-se à medida que o planeta encontra-se mais próximo ou distante do Sol. A aproximação e o afastamento da Terra são denominados, respectivamente, de periélio e afélio.

Periélio

Afélio

No periélio, a Terra encontra-se mais próxima do Sol, mantendo-se a aproximadamente 147 milhões de quilômetros. A velocidade nesse ponto da órbita é maior.

No afélio, a Terra encontra-se mais afastada do Sol, mantendo-se a aproximadamente 152 milhões de quilômetros. A velocidade nesse ponto da órbita é menor.

→ Duração

O movimento de translação dura 365 dias, 5 horas e 48 minutos, tempo esse que foi convencionado no ano civil, cuja duração é de 365 dias. A cada quatro anos, tendo em vista o tempo exato do movimento, o ano possui 366 dias, sendo chamado de ano bissexto.

A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, ao longo de aproximadamente 365 dias.

A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, ao longo de aproximadamente 365 dias.

Qual a relação entre o movimento de translação e as estações do ano?

Basicamente, as estações do ano resultam do movimento de translação. Para entender como isso acontece, devemos analisar algumas características do Planeta Terra, como o seu eixo de inclinação. Em alguns momentos do ano, a Terra encontra-se mais inclinada para um hemisfério. Essa inclinação máxima faz com que ocorra maior iluminação em um dos hemisférios e menor incidência de raios solares em outro.

Esse acontecimento faz com que os hemisférios apresentem características diferentes ao longo do ano com relação aos fenômenos climáticos e ao comportamento da vegetação e dos demais seres vivos, o que resulta naquilo que conhecemos como estações do ano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O momento em que a Terra está em sua inclinação máxima ao norte ou ao sul marca a ocorrência do fenômeno astronômico conhecido como solstício. Esse fenômeno marca o início do verão ou do inverno. Se os raios solares estão incidindo com maior intensidade ao norte, ocorre o verão no Hemisfério Norte; já no Hemisfério Sul, o inverno, e vice-versa.

Explicação:


p3drx777: amigo qual é a opiçao
Perguntas interessantes