As evidências da hipótese de que os continentes africano e sul-americano já estiveram unidos até cerca de 150 milhões de anos atrás não se restringem à similaridade das costas brasileiras e africana, que parecem se encaixar. Há outras evidências importantes que apoiam essa hipótese. Explique.
Soluções para a tarefa
eriva Continental – Aula de Geografia para o Enem
Será que a configuração dos nossos continentes sempre foi como é hoje? Veremos então como a Terra se “movimentou” e entender sua geologia ao longo dessa história. O assunto de Deriva Continental cai nas questões de geografia do Enem e vestibulares! E no final, tem Simulado Enem Online de Geografia com apenas 10 questões para você testar o que aprendeu!
“A Dança dos Continentes” como é conhecida esta teoria, nada mais é do que o movimento dos continentes. Sabemos que os continentes que compõem a superfície terrestre começaram a se formar a milhares de anos. Eventos foram acontecendo em nosso planeta. Esses movimentos são chamados de Deriva Continental.
Sumário Ocultar
1 Evidências da Deriva Continental
2 Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem Online de Geografia! São apenas 10 questões para você estudar:
3 Deriva Continental – Simulado
Mas afinal o que é deriva? Segundo os dicionários essa palavra significa sem rumo certo, desvio de rota de navio. Enfim, ela foi utilizada para compor a expressão Deriva Continental pelo cientista Alfred Wegener.
Mas afinal quem foi Alfred Wegener? – Wegener foi um meteorologista e cientista alemão, que inquieto com esses questionamentos passou a estudar a geologia de nosso planeta. Em 1915, publicou o livro “A origem dos Continentes e Oceanos”.
PUBLICIDADE
Essa teoria foi difícil de compreender, pois Wegener acreditava que os continentes estariam “flutuando” sobre uma massa pastosa e quente do interior do planeta. Wegener foi desacreditado e ignorado pela comunidade cientifica. Assim sua teoria foi esquecida por muitos anos.
Simulado Encceja Gratuito - Veja!
gapixel
Veja aula gratuita sobre as Placas Tectônicas e a Deriva Continental
Evidências da Deriva Continental
Para comprovar sua teoria, Alfred Wegener se apoiou em algumas evidências que comprovava que um dia os continentes já foram unidos, portanto estão se movimentando, e afastando-se uns dos outros. As principais evidências são:
O encaixe do litoral da África No contorno do litoral da América; (Evidência Morfológica)
A existência de fósseis de animais nos dois continentes (África e América); (Evidência Paleontológica).
A ocorrência dos mesmos tipos de plantas e fósseis das mesmas, nos dois continentes; (Evidência Paleoclimática)
E a formação geológica e os tipos de rochas semelhantes também nesses dois continentes. (Evidência Litológica)Deriva Continental - Geografia Enem e VestibularFigura 2– Representação da movimentação dos continentes: Deriva Continental.
Essa teoria foi difícil de entender afinal, na época não tinha como analisar precisamente os dados, e os mapas também não eram tão fiéis quanto hoje. Afinal havia um questionamento que Wegener não sabia responder; que força movia esses continentes?
O que seria capaz de fazer com que os continentes flutuassem e se movimentassem a ponto de se afastarem tanto como é o caso da África e América?
Assista a este documentário sobre Alfred Wegener e a Teoria da Deriva Continental. Acompanhe suas descobertas!
Afinal, se não fosse a ousadia e curiosidade desse meteorologista, será que alguém pararia para pensar que os continentes tinham uma ligação? Suas evidências foram resultado de muita investigação e estudos. Ao examinar essas evidências chegou à conclusão que todos os continentes já foram um só: a Pangéia.Geografia Figura 3 – Fósseis encontrados no estudo de Wegener. Infelizmente somente após a sua morte que sua teoria foi aceita e entendida.
Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem Online de Geografia! São apenas 10 questões para você estudar:
Deriva Continental – Simulado
Pergunta 1 de 10
(UEG GO/2016)
Os movimentos orogenéticos, resultantes da deriva continental e dinâmica de placas, são os responsáveis pela formação de grandes cadeias de montanhas no planeta, que surgem em virtude do enrugamento ou soerguimento de extensas porções da crosta terrestre. A cordilheira dos Andes resulta dessa dinâmica, e sua origem está relacionada ao choque entre as placas
do Pacífico e Norte-Americana
de Nazca e Norte-Americana
do Pacífico e Sul-Americana
de Nazca e Sul-Americana