as etapas do desenvolvimento capitalista : abaixo de cada uma delas, descreva em poucas palavras o porquê do nome que a designa
Soluções para a tarefa
O capitalismo mercantilista, é conhecido como pré-capitalismo era mais um sistema de trocas, e é a primeira fase do capitalismo. Era um capitalismo comercial, quem tinha comércios tinha mais lucro, 'foi a primeira fase do capitalismo.
A segunda foi o capitalismo industrial, ganha força com a revolução industrial, onde os meios e as técnicas são mais avançadas e o homem ganha menos e trabalha mais. Acaba causando uma maior exploração do meio ambiente e do homem.
Agora vivemos um capitalismo financeiro, baseado nas gestões e políticas mundiais em cima da globalização.
O capitalismo pode ser dividido, para facilitar o seu entendimento, em pelo menos três fases: capitalismo mercantilista ou comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro.
O capitalismo mercantilista é caracterizado pelas Grandes Navegações que passaram a explorar o mundo em busca de novas rotas e produtos para comercializar. Estas embarcações eram, muitas vezes, financiadas pelo Estado, que desejava, influenciado pelo conceito do metalismo (que entendia que a acumulação de metais era o meio de se enriquecer), ampliar suas reservas minerais.
O capitalismo industrial, por sua vez, instalou um processo de aceleração do capitalismo. Isso porque aumentou a produção através da implantação de máquinas de alta qualidade, movidas a vapor, primeiramente, e depois a petróleo (combustão), energia elétrica e etc. Essa fase gerou a relação entre proletário e capitalista, apontada por Karl Marx.
O capitalismo financeiro, por fim, é a atual fase do capitalismo, e se caracteriza por sua acelerada transformação, movendo-se em diferentes campos e adaptando-se a diferentes cenários. O capitalismo financeiro não reconhece barreiras nacionais ou de distância, atuando pelas redes de internet e telefonia. Trabalha com moedas virtuais, ações em bolsa e etc.
Saiba mais:
https://brainly.com.br/tarefa/11509717
Anexo, mapa dos "descobrimentos" portugueses, que fazem parte do capitalismo comercial.