Física, perguntado por julia1497, 1 ano atrás

as estruturas que forma o tronco encefálico e dê as suas funções​

Soluções para a tarefa

Respondido por beckss
1

Resposta:

O Tronco encefálico é formado por Mesencéfalo, Ponte e Bulbo.

Explicação:

Mesencéfalo:

É a menor parte do tronco encefálico. Interpõe-se entre a ponte e o diencéfalo. É atravessado por um estreito canal, o aqueduto cerebral, que une o III ao IV ventrículo. Na face anterior encontra uma depressão que separa o mesencéfalo da ponte chamada de sulco pontino superior. Na face posterior do mesencéfalo distingue-se uma lâmina quadrigêmea, os colículos. Os colículos superiores recebem informações visuais e os colículos inferiores fazem parte da via auditiva. O mesencéfalo é responsável por algumas funções como a visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo.

Ponte:

Situa-se entre o bulbo e o mesencéfalo. É uma grande massa ovoide. É cortada por longos feixes de fibras orientadas transversalmente, a fibra transversal da ponte. A ponte participa de algumas atividades do bulbo. Interfere no controle da respiração, é um centro de transmissão de impulsos para o cerebelo e atua ainda, como passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro à medula.

Bulbo:

É também conhecido por bulbo raquídeo ou medula oblonga. Tem a forma de um cone e é a parte mais caudal do tronco encefálico. Sua parte inferior está ligada à medula espinhal e a parte superior à ponte. Seu limite superior se encontra no nível do sulco bulbo-pontino (margem inferior da ponte) e seu limite inferior se encontra no nível do forame magno. O Bulbo recebe informações de vários órgãos do corpo, controlando as funções autônomas, chamadas de vida vegetativa, como: batimentos cardíacos, respiração, pressão do sangue, reflexos de salivação, tosse, espirro e o ato de engolir.

Respondido por dadaixdt
0

Resposta:

O tronco encefálico é responsável pela comunicação entre o cérebro, o cerebelo e a medula espinal, sendo componente essencial do sistema nervoso. Considerado o centro anatômico do encéfalo, a região é imprescindível para o controle de funções básicas para garantir a homeostase corporal.

Explicação:

Perguntas interessantes