As estrelas são todas iguais? Justifique sua resposta!
Soluções para a tarefa
uma estrela é uma grande e luminosa esfera de plasma, mantida íntegra pela gravidade e pela pressão de radiação. ao fim de sua vida, uma estrela pode conter também uma proporção de matéria degenerada. a estrela mais próxima da Terra é o Sol, que é a fonte da maior parte da energia do planeta.
Não são todas iguais, apesar de serem muito parecidas a olho nu.
O começo de suas vidas é praticamente igual: grandes e densas nuvens de poeira e gás hidrogênio que, com o tempo, atraídas umas pelas outras, condensam e esquentam muito rapidamente, transformando-se nas gigantes que conhecemos. A ocorrência de reações termonucleares no núcleo das estrelas liberam muita energia e fazem com que os átomos de hidrogênio se choquem e, por fusão nuclear, formem átomos de hélio. Por isso vemos as estrelas brilhando no céu noturno!
Com o tempo, a estrela assume um formato estável, sem muitas mudanças por um tempo. Dependendo do seu tamanho, sua temperatura e seu brilho podem mudar, e, quanto maior a sua massa, mais rápido as transformações ocorrem. Mas que transformações?
Com a ocorrência das reações de fusão, o combustível hidrogênio vai se acabando e a estrela vai esfriando. Com isso, seu volume também aumenta consideravelmente e sua superfície assume uma coloração vermelha. Dependendo da estrela, ela se transforma numa gigante vermelha ou numa supergigante vermelha. E a estrela continua se expandindo.
Quando praticamente todo o combustível for esgotado, a estrela esquenta e se contrai novamente. Em estrelas muito massivas, como as supergigantes, elas explodem e se transformam em supernovas, que por sua vez podem formar estrelas de neutrons e buracos negros. Já em estrelas menores, como é o caso do sol, elas se tornam nebulosas planetárias e, posteriormente, anãs brancas.
Dito isso, podemos ter uma rasa noção do porquê de as estrelas serem bastante diferentes entre si. Além das citadas, podemos lembrar das anãs vermelhas, das binárias e binárias eclipsantes, pulsares, quasares, nebulosas, variáveis cafeídas, entre outras. Por isso, sugiro uma boa leitura sobre evolução estelar e tipologia estelar.
Espero ter esclarecido um pouco! :-)