As estratégias se originam a partir de um planejamento bem feito, que necessita diretamente de informações adequadas e precisas. Nesse sentido, existem diferentes estratégias que poderão ser aplicadas nas organizações, entre elas a escola do pensamento estratégico denominada de Escola Cognitiva. SAES, D. X.; FEITOSA, Y. R. G.; SANTOS, T. G. S. Sistema de Informações Gerenciais. Maringá: Unicesumar, 2017. Com base no exposto, assinale a alternativa correta sobre esse tipo de escola do pensamento estratégico:
Alternativa 1:
Refere-se à busca de procedimentos analíticos e sistemáticos de meios altamente competitivos para a tomada de decisão.
Alternativa 2:
Refere-se à estratégia focada no papel do líder, uma vez que esse possui uma ideia visionária dos projetos em andamento e futuros.
Alternativa 3:
Refere-se à estratégia pautada em um processo mental, envolvendo a elaboração e implementação de novos conceitos que proporcionará inovação.
Alternativa 4:
Refere-se à processos que visam explorar erros e falhas nos processos organizacionais e, dessa maneira, evita-se afetar o bom andamento da empresa.
Alternativa 5:
Refere-se à uma estratégia construída a partir de um processo coletivo, uma vez que possibilita a participação de toda a organização na definição do planejamento.
Soluções para a tarefa
Alternativa 3
Refere-se à estratégia pautada em um processo mental, envolvendo a elaboração e implementação de novos conceitos que proporcionará inovação.
implementação e elaboração de procedimentos, os quais são formados
novos conceitos e grandes inovações em todo o processo
A Escola Cognitiva é uma tentativa de racionalização da administração, aproximando os ideais da Administração Científica, os ideais da busca pelo modo mais eficiente de organizar os sistemas da empresa.
Deste modo, é um modelo estratégico que busca a inovação e a atualização, de modo a manter-se, de preferência, à frente do mercado (e, quando não for possível, não ser por ele ultrapassado) algo que é de vital importância em uma economia tão dinâmica como a nossa, onde fortunas podem ser feitas e desaparecer em poucos anos apenas pela invenção de algo novo/falha em adaptar-se às mudanças,
É correta a alternativa 3.