As estratégias de aprendizagem utilizadas para a aquisição de uma língua estrangeira pelo aprendiz compreendem estratégias que podem ser diretas ou indiretas, conforme proposto por Oxford (1990). Dito isso, considere o excerto abaixo e a situação apresentada que o segue:
Oxford, R. L. Language learning strategies: What every teacher should know. New York: Newbury House/ Harper & Row. 1990.
On a stressful or depressing day, the gut goes straight for comfort food: potatoes and gravy, meatloaf, or, for the veggies, a grilled cheese sandwich piled high with cheddar, provolone, or mozzarella. The more the cheese oozes, the better the day gets. In an emerging field dubbed neurogastroenterology, scientists are finding that the stomach knows more than we give it credit for. “The gut can work independently of any control by the brain in your head—it’s functioning as a second brain,” Michael Gershon, professor of pathology and cell biology at Columbia University, tells Dan Hurley in Psychology Today (Nov.–Dec. 2011).
Comfort Food on the Brain. Originally published in Utne Reader, March/April 2012, p. 19. Available in: www.utne.com
SITUAÇÃO: A universidade de João, aluno do curso de psicologia, participa de um projeto de internacionalização e, por isso, recebe professores visitantes de universidades estrangeiras. Em uma dessas aulas, o professor visitante trouxe um texto que trata sobre o efeito dos alimentos no cérebro humano. Ao longo do processo de leitura do texto, João encontrou dificuldades para compreender o significado do termo “gut” e, em razão disso, utilizou como estratégia a compreensão por meio do contexto em que a palavra estava inserida e, logo após, pediu confirmação para seu professor que, através de um gesto e uso de um termo sinônimo, confirmou a hipótese levantada anteriormente pelo aluno.
Logo, temos que a estratégia de aprendizagem utilizada pelo aluno foi
Alternativas
Alternativa 1:
Estratégia de aprendizagem direta que envolve a cognição.
Alternativa 2:
Estratégia de aprendizagem direta que envolve a memória.
Alternativa 3:
Estratégia de aprendizagem direta que envolve a compensação.
Alternativa 4:
Estratégia de aprendizagem indireta que envolve a sociabilidade.
Alternativa 5:
Estratégia de aprendizagem indireta que envolve a metacognição.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Estratégia de aprendizagem direta que envolve a compensação.
Explicação:
O uso de sinônimos é característica desse tipo de estratégia de aprendizagem.
A estratégia de aprendizagem utilizada pelo aluno no caso apresentado no enunciado foi a que está colocada na Alternativa 3: Estratégia de aprendizagem direta que envolve a compensação.
Uma aprendizagem direta é aquela que se dá de maneira direta com a língua alvo, que ocorre por meio de estratégias de memória, cognitivas e/ou de compensação, enquanto que a aprendizagem indireta é aquela que serve de apoio à outra, que se dá por meio de estratégias metacognitivas, afetivas e/ou sociais.
No caso em questão, ela se dá de maneira direta, uma vez que o aluno realiza uma estratégia de compensação, que é utilizando sinônimos a partir do contexto do que estava escrito no texto. Ou seja, mesmo que ele tivesse limitações quanto ao conhecimento da língua, ele teve auxílio com a compreensão a partir de compensação.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/41819399