Geografia, perguntado por teteuluizinho4137, 1 ano atrás

As estradas de ferro brasileiras nunca constituíram uma rede nacional. Mesmo durante seu tempo de (modesto) esplendor, resumiam-se a uma coleção de linhas de exportação de minerais e produtos agrícolas, que raramente tomavam a forma de uma rede regional, exceto, parcialmente, no Nordeste ou no Estado de São Paulo.A malha ferroviária no Brasil nunca constituiu uma rede nacional porque a) possui uma malha com diferentes bitolas e interliga especialmente áreas do interior do país, visando a integração regional. b) apesar de apresentar grande integração das malhas, liga preferencialmente o interior aos portos, visando a exportação. c) possui uma malha com diferentes bitolas e interliga especialmente áreas do interior aos portos, visando a exportação. d) apesar de apresentar grande integração das malhas, liga preferencialmente as regiões interiores do país

#UNICAMP

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
41

Em relação a malha ferroviária no Brasil, a resposta correta é:

C) possui uma malha com diferentes bitolas e interliga especialmente áreas do interior aos portos, visando a exportação.

A malha ferroviária no Brasil nunca constituiu uma rede nacional por não ser de extensão nacional, e por ser muito curta, além de ter faltado articulação logística na construção da pequena malha que o Brasil possui.

Por exemplo, os trilhos possuem bitolas diferentes, além de serem resumidas em malhas que ligam os portos e áreas aéreas, o foco está apenas na exportação.

Até mesmo as linhas de metrô são pequenas se comparadas países europeus ou asiáticos.

Espero ter ajudado!

Respondido por justforthebois123
5

Resposta:

c) possui uma malha com diferentes bitolas e interliga especialmente áreas do interior aos portos, visando à exportação.

Explicação:

(geekie)

A malha ferroviária brasileira foi construída principalmente para escoar a produção agrícola, e por isso concentra-se próximo ao litoral; além disso, foi implantada por empresas estrangeiras que não se preocuparam com a interligação das malhas, utilizando diferentes bitolas.

Anexos:
Perguntas interessantes