As estatísticas ainda mostram que os acidentes de trabalho continuam sendo um dos principais fatores de afastamento do emprego, gerando ainda altos custos para o sistema de saúde. Mas, no dia que se comemora a Prevenção de Acidentes de Trabalho, também há bons indicadores. A construção civil e o Porto de Paranaguá têm dados que mostram uma redução significativa nos casos nos últimos anos. A construção civil teve redução de mais de 30% nas ocorrências entre 2013 e 2015. O Porto conseguiu reduzir em 56% os casos no terminal portuário.
Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2017.
Considerando que a redução dos casos de acidentes de trabalho estão diretamente ligadas às medidas de controle e proteção adotadas pelas empresas, associe as duas colunas, relacionando os cinco grupos de medidas de proteção com os seus respectivos enfoques.
( 1 ) Medidas de proteção contra quedas de altura. ( ) É utilizado para advertir contra risco de passagem de trabalhadores em que o pé-direito for inferior a 1,80m.
( 2 ) Medidas de proteção de instalações elétricas. ( ) É utilizado quando a proteção coletiva dos trabalhadores não é suficiente para eliminação e minimização dos riscos existentes.
( 3 ) Sinalização de segurança. ( ) Essa medida de proteção é representada pela instalação de guarda corpo, barreiras verticais e limitações de altura.
( 4 ) Treinamentos dos empregados. ( ) Essa medida de proteção tem como referência a NR 10 bem como foco os fios, cabos, quadro de distribuição, entre outros.
( 5 ) Equipamentos de proteção individual (EPI's). ( ) É realizado sempre ao início de cada fase de obra e quando o responsável pela segurança do trabalho julgar necessário.
A sequência correta desta classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
(3), (5), (1), (2), (4).
Alternativa 2:
(2), (5), (1), (4), (3).
Alternativa 3:
(1), (3), (5), (2), (4).
Alternativa 4:
(3), (2), (4), (1), (5).
Alternativa 5:
(1), (3), (2), (5), (4).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 1
Explicação:
Resposta:
Alternativa 1: (3), (5), (1), (2), (4).
Explicação:
(1) Medidas de proteção contra quedas de altura. (3) É utilizado para advertir contra risco de passagem de trabalhadores em que o pé-direito for inferior a 1,80m.
(2) Medidas de proteção de instalações elétricas. (5) É utilizado quando a proteção coletiva dos trabalhadores não é suficiente para eliminação e minimização dos riscos existentes.
(3) Sinalização de segurança. (1) Essa medida de proteção é representada pela instalação de guarda corpo, barreiras verticais e limitações de altura.
(4) Treinamentos dos empregados. (2) Essa medida de proteção tem como referência a NR 10 bem como foco os fios, cabos, quadro de distribuição, entre outros.
(5) Equipamentos de proteção individual (EPI's). (4) É realizado sempre ao início de cada fase de obra e quando o responsável pela segurança do trabalho julgar necessário.
(1) pp. 108, 110 e 112 do livro. “a. Guarda corpo; b. Barreiras verticais e; d. Medidas que limitam a altura das quedas”.
(2) p. 114 do livro. “As instalações elétricas utilizadas durante o período de obras têm caráter temporário, porém mesmo assim, devem apresentar projeto assinado por profissional legalmente habilitado e receber inspeção e testes antes de entrar em funcionamento, em acordo com a NR 10. Neste projeto devem estar previstos a carga a ser instalada, a localização dos circuitos elétricos e suas ampliações, o descritivo de fios, cabos, quadros elétricos, chaves elétricas, tomadas/plugues, dentre outros”.
(3) p. 119 do livro “■ advertir contra risco de passagem de trabalhadores o qual o pé-direito for inferior a 1,80m (um metro e oitenta centímetros);”.
(4) p. 121 do livro. “Já o treinamento periódico, também previsto na NR 18 (por meio de seu item 18.28.3) deverá ser ministrado regularmente aos funcionários sempre ao início de cada fase de obra e quando o responsável pela Segurança do Trabalho julgar necessário.”
(5) pp. 122 do livro. “Mesmo com o emprego de medidas que objetivem a proteção coletiva dos trabalhadores, podem ainda ser necessárias controles adicionais para eliminação e minimização dos riscos ambientais existentes na Construção Civil. Neste sentido, algumas atividades desenvolvidas no setor requererem o emprego de equipamentos de proteção individual (EPIs).”.