As estações do ano regem a humanidade desde a pré-história. Isso porque as poucas atividades que haviam naquele tempo eram de acordo com as temperaturas do dia e do ano. Mesmo com a evolução a humanidade sempre planejou suas atividades de acordo com as estações do ano. [...]
As estações do ano são divididas em quatro categorias: primavera, verão, outono e inverno. Sendo que elas são opostas entre os hemisférios Norte e Sul do planeta, quando é verão no Norte é inverno aqui, quando é primavera aqui é outono lá e vice-versa. [...]
Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2021. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
As estações mencionadas nesse texto ocorrem devido à inclinação do eixo da Terra ao longo do seu movimento
A) de giro ao redor de si mesma.
B) de se aproximar do Sol.
C) em torno da Lua.
D) em torno do Sol.
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA "D"
Explicação:
A "Rotação" é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, provocando alternância nos períodos de insolação direta nas regiões do planeta. Esse movimento é realizado em um período de aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, alternância entre dia e noite. A rotação ocorre no sentido anti-horário, de oeste para leste. Assim, o sol nasce a leste e se põe a oeste, servindo de referência de posição há muitos anos.
A "Translação" é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol e assim percorrendo uma órbita elíptica. O movimento de translação é realizado em aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos, provoca alternância entre as estações do ano. A velocidade média é de aproximadamente 107.000 km. A translação é realizada ao mesmo tempo que a rotação.
Solstício: corresponde ao posicionamento do Sol em seu limite máximo, ou seja, ele estará em seu auge a norte ou a sul. Assim, um dos hemisférios estará recebendo maior insolação. O solstício ocorre duas vezes por ano, junho e dezembro, e marca o início do inverno e do verão. Se a incidência é maior no hemisfério Norte, significa que esse estará vivenciando o verão e o hemisfério Sul que está recebendo menor incidência está vivenciando o inverno e vice-versa. A partir do solstício de verão, os dias são mais longos que a noite e, a partir do solstício de inverno, as noites são mais longas do que os dias.
Equinócio: corresponde ao posicionamento médio do Sol em relação à Terra, ou seja, o Sol estará iluminando igualmente o hemisfério Norte e o hemisfério Sul. Portanto, ambos os hemisférios, nesse momento, recebem igual iluminação. O equinócio ocorre duas vezes ao ano, nos meses de março e setembro, marcando o início do outono e da primavera. Enquanto o equinócio de primavera marca o início da estação em um hemisfério, no outro se iniciará o outono. Devido à igual iluminação dos hemisférios, dias e noites têm igual duração.