As esponjas (VIDE Figura), que constituem o filo Porifera, são os mais primitivos dos animais multicelulares. As esponjas não têm órgãos, mas têm tecido conjuntivo bem desenvolvido, no qual as células realizam várias funções. Comparadas com os outros metazoários, as células das esponjas apresentam um alto grau de independência, de forma que o corpo da esponja lembra uma colônia de protozoários em alguns aspectos. As esponjas são especializadas em serem sésseis e em ter um plano corporal incomum construído ao redor de um sistema de canais de água. A sua sessilidade e a falta de movimentos evidentes de partes do corpo convenceram ARISTÓTELES, PLÍNIO e outros naturalistas antigos de que as esponjas eram plantas. De fato, foi só em 1765, quando se observou pela primeira vez as correntes de água internas, que se estabeleceu claramente a natureza animal das esponjas (BARNES; RUPPERT, 1996).Considerando as informações do texto e a ilustração acima, podemos afirmar que uma esponja é um animal que:
possui o corpo metamerizado e ventosas por onde suga o sangue de vertebrados, sendo ainda necrófagas e predadoras de minhocas.
possui vida livre e pode habitar ambientes terrestres, ambientes aquáticos marinhos ou de água doce.
possui vida livre e corpo achatado, sendo classificada como verme endoparasita.
possui a superfície coberta de minúsculos poros por meio dos quais uma enorme quantidade de água é permeada com o auxílio de flagelos.
possui três pares de patas e um par de antenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
possui a superfície coberta de minúsculos poros por meio dos quais uma enorme quantidade de água é permeada com o auxílio de flagelos. Corrigida pelo AVA
gisellysandy:
obrigada, correta!!!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás