Biologia, perguntado por mariafofaclara070707, 11 meses atrás

As esponjas são animais sésseis, o que pode ser considerado uma desvantagem em vários aspectos, pois não procuram ativamente pelo alimento, além de não escaparem de predadores. Assim, qual é a estratégia de algumas espécies para evitar ou diminuir a predação?

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
8

Os mecanismos de defesa contra a predação são adaptações evolutivas que servem aos animais, possíveis presas, na sua luta contra os predadores. A primeira linha de defesa é evitar ser localizada, através de camuflagem ou mecanismos enigmáticos, por imitação, ocultamento subterrâneo ou noturno.

A alternativa oposta é sinalizar a presença alertando a posse de defesas poderosas (aposematismo), também por imitação de outros animais que as possuam; uso comportamento ameaçador ou deimático, por métodos de distração, uso de estruturas defensivas como espinhos e por agrupamento que confere vigilância combinada, confusão de predadores e chances reduzidas de ser a presa escolhida.

Algumas espécies de presas são capazes de combater predadores.

Respondido por Júnior
5

Animais sésseis (como as esponjas) fazem parte do filo dos Poríferos, e são aqueles que não conseguem se locomover, ou seja, estão fixos em alguma superfície no fundo do mar.

As esponjas servem de alimento para diversos predadores, além de sua estrutura servir como um alojamento para reprodução de outros animais.

Para que isso não ocorra, algumas esponjas conseguem liberar substâncias químicas que afastam os predadores/hospedeiros.

espero ter ajudado! leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/6194308

Anexos:
Perguntas interessantes