As espécies invasoras são espécies animais ou vegetais que se instalam em locais onde não são naturalmente encontradas. Atualmente, as espécies invasoras representam um grande risco à biodiversidade do Planeta, pois em muitos casos, a chegada dessas espécies a um determinado habitat altera o equilíbrio ecológico local. SAMPAIO, BEHREND & SOARES. Biologia e Biodiversidade. Maringá, UNICESUMAR, 2019. Sobre as espécies invasoras, analise as afirmativas. I. Muitas dessas espécies, por possuírem determinadas características, como ciclo reprodutivo rápido e ausência de inimigos naturais, acabam por se tornarem pragas. II. A tilápia é uma espécie de peixe invasora, que se adapta ao ambiente onde foi introduzida, desenvolve grande poder de reprodução e dispersão, o que contribui para a extinção de animais e plantas e a modificação do habitat. III. O caramujo africano é uma espécie invasora que foi introduzida no país no final da década de 80, trazido da África como um substituto mais rentável do escargot. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e II, apenas. Alternativa 3: I e III, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
A alternativa 5) é a correta.
As especies exóticas agressivas tendem a possuírem um processo de crescimento e reprodutivo muito grande, o que as da uma alta taxa de sucesso na colonização de ambientes.
Além de dificilmente competirem com as plantas naturais do local, que geralmente possuem seus próprios substratos e espaços.
Sem predadores e com capacidade para se adaptar a um ambiente, as especies invasoras se tornam pragas.
Perguntas interessantes