As escolas filosóficas podem ser sistematizadas em quatro correntes de pensamento, que são o idealismo, o realismo, o pragmatismo e o existencialismo. O idealismo e o realismo derivam dos pensamentos e escritos dos antigos filósofos gregos, Platão e Aristóteles. As outras duas são mais contemporâneas, o pragmatismo e o existencialismo. No entanto, os educadores que compartilham um desses conjuntos distintos de crenças sobre a natureza da realidade atualmente aplicam cada uma dessas filosofias gerais em salas de aula.
Marque a alternativa que está em consonância com o Pragmatismo (Experiencialismo):
A) Para os pragmáticos, apenas as coisas que são experimentadas ou observadas são reais. Nesta filosofia americana do final do século XIX, o foco está na realidade da experiência. Ao contrário dos realistas e racionalistas, os pragmatistas acreditam que a realidade está em constante mudança e que aprendemos melhor através da aplicação de nossas experiências e pensamentos aos problemas, à medida que surgem. O universo é dinâmico e evolutivo, uma visão do mundo "tornando-se". Não há uma verdade absoluta e imutável, mas sim, a verdade é o que funciona. O pragmatismo deriva do ensinamento de Charles Sanders Peirce (1839-1914), que acreditava que o pensamento deve produzir ação, em vez de ficar na mente e levar à indecisão.
B) A natureza da realidade para os existencialistas é subjetiva e está dentro do indivíduo. O mundo físico não tem nenhum significado inerente fora da existência humana. A escolha individual e os padrões individuais em vez de padrões externos são centrais. A existência vem antes de qualquer definição do que somos. Nós nos definimos em relação a essa existência pelas escolhas que fazemos. Não devemos aceitar o sistema filosófico predeterminado de outra pessoa. Em vez disso, devemos assumir a responsabilidade de decidir quem somos. O foco é sobre a liberdade, o desenvolvimento de indivíduos autênticos, tal como fazemos o significado de nossas próprias vidas.
C) Acreditam que a realidade existe independentemente da mente humana. A realidade última é o mundo dos objetos físicos. O foco desta perspectiva está no corpo/objetos. A verdade, portanto, é objetiva – aquilo que pode ser observado. Aristóteles, um estudante de Platão que rompeu com a filosofia idealista de seu mentor, é chamado o pai do realismo e do método científico. Nesta visão metafísica, o objetivo é compreender a realidade objetiva através do escrutínio diligente e imparcial de todos os dados observáveis. Aristóteles acreditava que, para compreender um objeto, sua forma última deveria ser entendida, aquilo que não mudava. Por exemplo, uma rosa existe se uma pessoa está ou não consciente dela.
D) É uma abordagem filosófica que tem como princípio central que as ideias são a única realidade verdadeira, a única coisa que vale a pena conhecer. Em busca da verdade, beleza e justiça que é duradoura e eterna, o foco está no raciocínio consciente na mente. Platão, pai do idealismo, abraçou esta visão cerca de 400 anos A.E.C., em seu famoso livro A República. Platão acreditava que havia dois mundos.
7marcosamancio:
A resposta correta é aletra C
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
Respondido por
1
Resposta:a A resposta correta é a letra C
Explicação: pois eles acreditavam que a realidade existe independente da mente humana.
Perguntas interessantes
Saúde,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás