Pedagogia, perguntado por lavinia4, 9 meses atrás

As escolas enfrentam um grande desafio: lidar com as dificuldades de aprendizagem e ao mesmo tempo traçar uma proposta de intervenção capaz de contribuir para a superação dos problemas de aprendizagem dos alunos, em contrapartida criar uma relação de vínculo com as famílias destes alunos. Dessa forma, defende-se a importância do Psicopedagogo Institucional, como um profissional qualificado, para atuar nesta realidade. Em uma escola municipal do interior a pedagoga Viviane vem enfrentando algumas dificuldades neste contexto. Pois há pouco tempo receberam a contratação de uma psicopedagoga para atuar na escola, porém com as novas mudanças apresentadas, as famílias estão reagindo de forma negativa sobre os fatos. Estas mudanças traçam objetivos voltados para uma maior participação das famílias na vida escolar de seus filhos, delegando as responsabilidades para cada um, porém as famílias omissas não estão aceitando estas mudanças e suas responsabilidades.

Você enquanto pedagoga da instituição, como desenvolveria ações em conjunto com a psicopedagoga e comunidade escolar para aproximar estes pais da convivência escolar de seus filhos, demonstrando a importância do trabalho em conjunto da escola/família/comunidade visando uma melhoria no processo de ensino aprendizagem dos alunos?

Soluções para a tarefa

Respondido por henriquec1001
11

Para unir aluno, escola e família deve-se buscar a interseção entre eles: a educação.

Deve-se expor a família que a educação é a única forma de se crescer intelectualmente na vida, pois assim pode-se desenvolver o seu próprio senso crítico.

O aluno precisa ser educação e aprender na escola, mas precisa ser orientado pela família, pois assim pode-se moldar além de um bom aluno, um bom cidadão para sociedade.

Logo, a união dessas 3 vertentes constrói uma sociedade melhor e justa para todos.

Bons estudos!

Perguntas interessantes