as escolas comuns da rede regular de ensino do país não estão preparadas para receber alunos com deficiência.? alguém sabe?
Soluções para a tarefa
É direito do aluno com necessidades educativas especiais e de todos os cidadãos à educação. A garantia de uma educação de qualidade para todos implica, dentre outros fatores, um redimensionamento da escola no que consiste não somente na aceitação, mas também na valorização das diferenças, bem como pelo respeito ao ato de aprender e de construir.
Segundo as políticas educacionais, descreve-se uma escola que se prepara para enfrentar o desafio de oferecer uma educação inclusiva e de qualidade para todos os seus alunos. Considerando que, cada aluno numa sala de aula apresenta características próprias e um conjunto de valores e informações que os tornam únicos e especiais, constituindo uma diversidade de interesses e ritmos de aprendizagem, o desafio e as expectativas da escola hoje é trabalhar com essas diversidades na tentativa de construir um novo conceito do processo ensino-aprendizagem.
Isso implica na busca de alternativas que garantam o acesso e a permanência de todas as crianças e adolescentes na escola. Assim, o que se deseja é a construção de uma sociedade inclusiva compromissada com as minorias, cujo grupo inclui os portadores de necessidades educacionais especiais. O espaço escolar, hoje, tem de ser visto como espaço de todos e para todos.
"Educação direito de todos". É uma bela frase para ser lida e pronunciada, mas, esta longe de ser um fato. Agora todos discutem a inclusão, muito louvável mas também um fato que esta longe de ser satisfatório. As escolas comuns da rede regular de nosso país não estão preparadas para receber alunos com deficiência, não tem estrutura adequada ,os professores não estão preparados , a escola em se não esta preparada .Não adianta pegar um aluno deficiente e por sentado na cadeira e deixar ele como se fosse um enfeite so para dizer que esta na sala de aula ,inclusão é participar é ensinar é trabalhar com esse aluno e, escolas para fazer isso são pouquissimas em nosso país.