As entradas e bandeiras foram expedições de desbravamento territorial, que ocorreram na América Portuguesa entre os séculos XVII e XVIII. Além dessas duas modalidades de desbravamento dos sertões também houve mais um tipo identificado pelo historiadores que são as:
Bartolomeu Pai em um intuito de fazer uma aliança com os indígenas da cabeceira do Rio Vermelho casa Bartolomeu Bueno Filho com a filha do cacique. Ambos são considerados o primeiro casal inter-racial que será uma característica da sociedade goiana até hoje.
O Anhanguera pai obriga os indígenas a lhe darem várias canoas de madeira, onde ele e sua bandeira navegam através do Rio Vermelho, que é afluente do Rio Araguaia, que se encontra com o Rio Tocantins e por sua vez desagua no Oceano Atlântico. Os bandeirantes levaram consigo indígenas escravizados para serem vendidos em Félix Lusitânia(atual Belém), uma vez que essa fica na foz do Rio Tocantins.
O Anhanguera filho e seu irmão Simão encontraram ouro voltarem para São Paulo através do sertão da Farinha Podre(atual Triângulo Mineiro). Porém os ferozes indígenas Caiapós os capturam. Bartolomeu consegue escapar, porém segundo relatos dos jesuítas o irmão Simão acaba sendo morto em um ritual de antropofágico.
Bartolomeu Bueno da Silva pega uma vasilha, põe água dentro dela, sem ser visto pelos indígenas acrescenta álcool, põe fogo na substância e ameaça fazer o mesmo com o Rio Vermelho. Isso causou tamanho espanto no índios que eles mostram onde havia ouro.
Soluções para a tarefa
Sobre as entradas e bandeiras, temos que a resposta certa é a:
O Anhanguera filho e seu irmão Simão encontraram ouro voltarem para São Paulo através do sertão da Farinha Podre (atual Triângulo Mineiro). Porém os ferozes indígenas Caiapós os capturam. Bartolomeu consegue escapar, porém segundo relatos dos jesuítas o irmão Simão acaba sendo morto em um ritual de antropofágico.
Importante notar que as entradas e bandeiras foram movimentos de interiorização do Brasil em que buscou-se ocupar as terras do interior para que elas não fossem tomadas por estrangeiros.
As bandeiras eram patrocinadas pelo governo português enquanto as entradas eram patrocinadas por particulares.
Tais movimentos foram de suma importância para possibilitar que novos comércios surgissem bem como novas formas de produção.
espero ter ajudado!