As empresas se organizam de modo a ofertar aos seus colaboradores condições cada vez mais humanas, a fim de que eles se sintam acolhidos e envolvidos com a instituição e desenvolvam a sensação de bem-estar e engajamento.
Sabe-se que os ambientes de trabalho têm se configurado com aspectos peculiares das funções, pois causam desgaste emocional, social e psicológico. Em contrapartida, as empresas têm buscado promover e organizar recursos que possam neutralizar ou mitigar os impactos sofridos, como o modelo de recursos e demandas (MRD) de trabalho.
A respeito dessa temática, leia as afirmações a seguir e indique quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F). Após, assinale a alternativa correta.
I – O excesso de atividades de trabalho a serem realizadas em um curto espaço de tempo pode ser considerado uma demanda de trabalho.
II – Um feedback positivo do superior, apresentando o reconhecimento pelo trabalho executado, é um recurso de trabalho.
III – O fator tempo, como instrumento para se destinar a treinamento e aprendizagem, pode ser denominado recurso de trabalho.
IV – Um programa de plano de carreiras, para que o sujeito seja valorizado, é considerado uma demanda de trabalho.
A.
V – F – V – F.
B.
F – F – F – V.
C.
V – V – V – F.
D.
V – V – F – F.
E.
V – V – V – V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C.
V – V – V – F.
Explicação:
Os profissionais precisam lidar com os aspectos físicos, psicológicos e sociais da esfera organizacional, como pressão elevada no trabalho, espaços de trabalhos desfavoráveis, interação emocional e resolução de conflitos junto aos clientes, entre outros. Esses aspectos são negativas, na medida em que exigem um valor elevado de esforço, do qual o trabalhador não consegue se recuperar, o que afeta a demanda de trabalho. Em contrapartida, práticas e propostas com foco no bem-estar, como, por exemplo, um bom local de trabalho, autonomia nas decisões, suporte dos colegas e do coaching, plano de desenvolvimento de carreiras, flexibilidade de horários e apoio dos familiares, são exemplos de recursos que colaboram para o desenvolvimento do engajamento no trabalho.