As empresas são sistemas complexos, influenciadas por alterações ao longo do tempo em função das demandas econômicas, políticas, sociais e culturais, além do contexto tecnológico. Essas mudanças demandam uma compreensão dos processos que envolvem o ciclo de vida dos projetos e produtos e das formas pelas quais elas devem ser gerenciadas, considerando as articulações gerenciais entre os elementos do planejamento estratégico. Silva, r. O. Teorias da administração. 3. Ed. São paulo: pearson education do brasil, 2013. Considerando as afirmações apresentadas acima, sobre as abordagens da gestão organizacional, é correto dizer que:
Soluções para a tarefa
A possibilidade de adaptação das organizações é uma noção real que faz parte da Teoria Contingencial da Administração. Por esse motivo, o gabarito é dado pela letra E.
Qual é o objetivo da Teoria da Contingência?
A Teoria da Contingência tem o objetivo de evidenciar que as organizações são influenciadas pelo ambiente em que atuam e, com base em tal fato, devem estar preparadas para solucionar os imprevistos ou situações inesperadas que possam ocorrer. Na prática, isso quer dizer que o ambiente externo pode gerar oportunidades e/ou ameaças que podem impactar positiva ou negativamente os negócios de uma organização.
Segue o restante da pergunta:
(...)
Considerando as afirmações apresentadas acima, sobre as abordagens da gestão organizacional, é correto dizer que:
Letra A: a abordagem das Relações Humanas afirma que a estrutura da organização se fortalece por meio da criação de sistemas organizacionais interdependentes, focados nas competências técnicas.
Letra B: a Teoria Clássica da Administração explica que a mudança organizacional se estabelece por meio de métodos e técnicas que buscam a máxima eficiência das atividades e se constitui como organização racional do trabalho.
Letra C: a empresa deve optar pela criação de modelos reacionais para a solução de problemas e pela criação da estrutura organizacional à luz do planejamento estratégico da organização.
Letra D: a Escola Comportamentalista prevê que a adaptação organizacional está associada à segregação dos profissionais segundo aspectos relacionados à motivação, o que torna as mudanças organizacionais independentes das pessoas.
Letra E: a gestão/prevenção/resolução de conflitos deve considerar a possibilidade de adaptação das organizações frente às demandas e às alterações contextuais, permitindo que as empresas utilizem modelos, ferramentas e instrumentos adequados às suas próprias demandas.
Aprenda mais sobre o tema Teoria Contingencial da Administração em:
https://brainly.com.br/tarefa/52340953
#SPJ4