As empresas que possuem empregados tem por obrigação recolher encargos calculados sobre a folha de salários, podendo alterar de acordo com o seu regime de contribuição.uma modalidade conhecida São os encargos patronais sobre a folha de salários
Soluções para a tarefa
Sobre eles, analise as afirmativas a seguir:
I. Todo empregador deve contribuir mensalmente, sobre a folha de salários, à Previdência Social, sendo que tal arrecadação será destinada a assistência social.
II. O valor referente ao seguro de acidente de trabalho (SAT/RAT) é calculado utilizando uma alíquota referente ao grau de risco.
III. O FGTS é recolhido pela empresa e tem a alíquota que varia de acordo com o valor do salário do empregado.
IV. O INSS patronal é devido pelas empresas de regime normal, ou seja, Lucro Real e Lucro Presumido, assim como às entidades imunes e isentas do Imposto de Renda (como as associações, sindicatos, igrejas, partidos políticos, por exemplo) e empresas tributadas pelo Simples Nacional. Sobre as afirmativas listadas, assinale a alternativa que contempla a sentença correta:
A Afirmativas I e II, apenas.
B Afirmativas I, II, III e IV.
C Afirmativas I, apenas.
D Afirmativas II, apenas.
E Afirmativas I, II, III, apenas.
Afirmativa I: Correta
A contribuição mensal é, por lei, obrigatória a todo empregador e é revertida à assistência social.
Afirmativa II: Correta
Um grau de risco é definido com base no setor de atuação da empresa e no histórico organizacional. A partir dele, define-se a alíquota de contribuição.
Afirmativa III: Incorreta
O valor do FGTS é 8%, independentemente do salário do colaborador.
Afirmativa IV: Incorreta
Conforme descrito no artigo 55 da LEI Nº 8.212, DE 24 DE JULHO DE 1991 - DOU DE 14/08/98 (SISLEX), ficam isentas do pagamento do INSS patronal, a empresa que:
I - seja reconhecida como de utilidade pública federal e estadual ou do Distrito Federal ou municipal;
II - seja portadora do Certificado ou do Registro de Entidade de Fins Filantrópicos, fornecido pelo Conselho Nacional de Serviço Social - CNSS, renovado a cada 3 (três) anos;
III - promova a assistência social beneficente, inclusive educacional ou de saúde, a menores, idosos, excepcionais ou pessoas carentes;
IV - não percebam seus diretores, conselheiros, sócios, instituidores ou benfeitores remuneração e não usufruam vantagens ou benefícios a qualquer título;
V - aplique integralmente o eventual resultado operacional na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos institucionais, apresentando anualmente ao Conselho Nacional da Seguridade Social relatório circunstanciado de suas atividades.
Resposta certa: Letra a