As empresas engajam-se em inovações em virtude de inúmeras razões. Seus objetivos podem envolver produtos, mercados, eficiência, qualidade ou capacidade de aprendizado e de implementação de mudanças. Identificar os motivos que levam as empresas a inovar e sua importância auxilia o exame das forças que conduzem as atividades de inovação
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I- As atividades de inovação podem ser obstruídas por diversos fatores. Pode haver razões para que não sejam iniciadas atividades de inovação e fatores que refreiam tais atividades ou as afetam negativamente. Incluem-se fatores econômicos, como custos elevados e deficiências de demanda, fatores específicos a uma empresa, como a carência de pessoal especializado ou de conhecimentos, e fatores legais, como regulações ou regras tributárias.
II- A capacidade que as empresas possuem para apropriar-se dos ganhos provenientes de suas atividades de inovação também afeta o processo de inovação. Se, por exemplo, as empresas não estão aptas a proteger suas inovações da imitação de seus competidores, elas terão menos incentivo para inovar. Por outro lado, se uma indústria funciona bem sem proteção formal, promover essa proteção pode diminuir o fluxo de conhecimentos e de tecnologia e conduzir a preços mais elevados para os bens e serviços.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As duas asserções são proposições falsas.
d. As duas proposições são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
e. As duas proposições são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
Soluções para a tarefa
Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação: De acordo com o Manual de Oslo (1997, p. 26), há vários fatores que podem obstruir as atividades de inovação, incluindo fatores econômicos, como custos elevados e deficiências de demanda, também fatores específicos a uma empresa, como a carência de pessoal especializado ou de conhecimentos, e também fatores legais, como regulações ou regras tributárias.
Outro fator que afeta o processo de inovação é a capacidade das empresas de se apropriar dos ganhos provenientes de suas atividades de inovação. Se uma empresa não é capaz de proteger suas inovações da imitação dos concorrentes, ela terá menos incentivo para inovar. Mas se essa empresa funciona bem sem proteção formal, promover essa proteção diminuiria o fluxo de conhecimentos e de tecnologia, o que faria com que os bens e serviços tivessem preços mais elevados.