As empresas devem obedecer à Lei e realizar os atos de sensibilidade social que dela forem exigidas. A sensibilidade social é a mediada na qual uma organização é sensível à percepção de suas obrigações sociais.
SILVA, Marie Eliza Zamberlan da; PARDO, Paulo; COSTA, Tiago Ribeiro da. Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Maringá-PR.: UniCesumar, 2018.
Com base nos estudos sobre a abordagem da obrigação social da empresa, leia as afirmações a seguir:
I. A empresa não possui somente objetivos econômicos, mas também de responsabilidade social.
II. As únicas obrigações de responsabilidade social da empresa são as exigidas por lei.
III. A empresa que adota a abordagem da Obrigação Social procura ativamente a aprovação da comunidade para seu envolvimento social.
IV. Os administradores que aceitam essa abordagem afirmam que a empresa cumpre obrigação social, maximizando lucros e mantendo os trabalhadores empregados.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
As afirmativas corretas da questão são a I, a III e a IV.
Apesar de ser uma tendência comum na atividade empresária, as empresas não devem possuir apenas a visão do lucro, mas devem se preocupar também com a sua função social e com os benefícios que podem trazer à comunidade.
Esses benefícios englobam a parte de Obrigações Sociais da empresa e vislumbram um objetivo maior além da maximização das riquezas, como também a melhoria do entorno em que está constituída.
Bons estudos!
Resposta:Alternativa 3 II e IV
Explicação:
I - (F) - os objetivos principais da organização são de natureza
econômica, principalmente a maximização dos lucros e o patrimônio dos
acionistas, não o cumprimento de obrigações sociais.
II - (V) - os adeptos dessa abordagem afirmam que a empresa deve meramente cumprir as obrigações sociais mínimas impostas pela legislação em vigor.
III (F) - enquanto cumprirem a lei, respondem apenas perante os proprietários da organização (acionistas) por ações que consomem recursos organizacionais – não perante a sociedade.
IV (V) - Os administradores que aceitam essa abordagem afirmam que a empresa cumpre obrigação social, maximizando lucros e mantendo os trabalhadores empregados.