As empresas de serviço sofrem o impacto de forças e pressões do ambiente como novos serviços estimulados por privatizações ou por mudanças na legislação para proteção aos clientes, aos empregados e/ ou ao ambiente. Assinale a alternativa correta. *
A) Politicas governamentais.
B) Mudanças sociais.
C) Tendências de negócios.
D) Avanço da tecnologia.
E) Globalização.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Há uma grande expectativa acerca das aplicações da Tecnologia da Informação (TI), que possibilitam novas alternativas de estratégias de negócios e novas possibilidades para as organizações, como é o caso do "e-business". Contudo, há também um grande questionamento sobre os reais ganhos advindos dos investimentos em TI. Um enfoque centrado unicamente na eficiência das aplicações de TI não permite responder estas questões. Para avaliar os impactos da TI nas operações e estratégias das organizações, é necessário que haja foco na sua eficácia, i.e., nos resultados advindos das aplicações da TI em relação aos objetivos, metas e requisitos destas organizações. A eficácia deve ser mantida ao longo do tempo e, para este fim, é fundamental o conceito de Alinhamento Estratégico entre a TI e o negócio. O presente estudo apresenta uma análise comparativa dos diversos trabalhos que abordam o papel da TI nas organizações. Com base numa revisão bibliográfica elabora-se um quadro teórico que procura elucidar os principais pontos que transformam a TI numa real ferramenta de competitividade para as organizações.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação, Organizações e Estratégia.O conceito de Tecnologia da Informação é mais abrangente do que os de processamento de dados, sistemas de informação, engenharia de software, informática ou o conjunto de hardware e software, pois também envolve aspectos humanos, administrativos e organizacionais (KEEN, 1993).
Alguns autores, como ALTER (1992), fazem distinção entre Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação, restringindo à primeira expressão apenas os aspectos técnicos, enquanto que à segunda corresponderiam as questões relativas ao fluxo de trabalho, pessoas e informações envolvidas. Outros autores, no entanto, usam o termo tecnologia da informação abrangendo ambos aspectos, como é a visão de HENDERSON & VENKATRAMAN (1993).
Neste texto, adota-se o conceito mais amplo de Tecnologia da Informação (TI), incluindo os sistemas de informação, o uso de hardware e software, telecomunicações, automação, recursos multimídia, utilizados pelas organizações para fornecer dados, informações e conhecimento (LUFTMAN et al., 1993; WEIL, 1992).
Nos últimos anos, tem crescido a expectativa e o questionamento acerca do papel da TI, tanto nas publicações acadêmicas como naquelas voltadas aos executivos e empresários e mesmo naquelas voltadas ao público em geral. De um lado, surgem dúvidas acerca dos resultados oriundos dos investimentos em TI. Por outro, há uma espécie de "encantamento" com as aplicações de TI que viabilizam mecanismos da chamada "economia globalizada", em especial os chamados e-commerce e e-business (PORTER, 2001; DRUCKER, 2000; EVANS & WURSTER, 1999; FRONTINI, 1999).
A TI evoluiu de uma orientação tradicional de suporte administrativo para um papel estratégico dentro da organização. A visão da TI como arma estratégica competitiva tem sido discutida e enfatizada, pois não só sustenta as operações de negócio existentes, mas também permite que se viabilizem novas estratégias empresariais.
Apesar disso, segundo muitos autores (entre eles HENDERSON & VENKATRAMAN, 1993) paira uma grande dúvida acerca da existência de evidências de ganhos significativos de produtividade devido à utilização de TI ao se considerar o agregado global da economia. É o que muitos chamam de "paradoxo da produtividade da TI" ou o "paradoxo dos computadores" (LANDAUER e SOLOW apud WILLCOCKS & LESTER, 1997; BRYNJOLFSSON, 1993; STRASSMAN, 1990; GUROVITZ, 1997).
De acordo com HENDERSON & VENKATRAMAN (1993), esta falta de habilidade das empresas em obter retornos consideráveis dos investimentos em TI se deve (ainda que não totalmente) à falta de coordenação e de alinhamento entre as estratégias de negócio e de TI. Este ajuste entre as estratégias de negócio, de TI e as estruturas internas da empresa, considerando o seu posicionamento e sua atuação no mercado, não é um evento isolado ou simples de ser obtido, mas um processo dinâmico e contínuo ao longo do tempo.
Desta forma, pode-se afirmar que nenhuma aplicação de TI, considerada isoladamente, por mais sofisticada que seja, pode manter uma vantagem competitiva. Esta só pode ser obtida pela capacidade da empresa em explorar a TI de forma contínua.
O uso eficaz da TI e a integração entre sua estratégia e a estratégia do negócio vão além da idéia de ferramenta de produtividade, sendo muitas vezes fator crítico de sucesso. Hoje, o caminho para este sucesso não está mais relacionado somente com o hardware e o software utilizados, ou ainda com metodologias de desenvolvimento, mas com o alinhamento da TI com a estratégia e as características da empresa e de sua estrutura organizacional.
Nas palavras de ROCKART et al. (1996):
Explicação:
acho que isso ajuda
Legislação diz respeito à políticas governamentais, ou seja, a criação de novas leis, alternativa correta é a A).
A empresa e seu contexto
Vejamos a análise de cada uma das alternativas abaixo:
A) Políticas governamentais.
- Alternativa correta: diz respeito às legislações por exemplo criadas pelos políticos.
B) Mudanças sociais.
- Alternativa incorreta: mudanças sociais na empresa por um pedido da sociedade e não por causa da legislação, isso é o que está falando essa alternativa.
C) Tendências de negócios.
- Alternativa incorreta: A escolha de um empresário com relação ao ramo que irá atuar diz respeito ao mercado consumidor e suas tendências, não à legislação.
D) Avanço da tecnologia.
- Alternativa incorreta: O avanço da tecnologia significa invenções tecnológicas para muitas pessoas, mas não significa mudanças nas leis, significa sim dedicação em pesquisa e desenvolvimento para as empresas.
E) Globalização.
- Alternativa incorreta: A globalização insere a empresa num contexto global, e faz com que tenha que lidar com uma maior quantidade de concorrentes, consumidores e informações. Mas a torna mais capaz. Aqui estamos falando de concorrentes, consumidores, etc, não de legislação.
Veja mais sobre globalização em:
https://brainly.com.br/tarefa/53105343
#SPJ2