Geografia, perguntado por biapvenancio, 1 ano atrás

As elites locais dos países latino-americanos tiveram um papel de destaque na condução dos processos de independência. Analise as afirmações a seguir. I – A conquista da independência fez surgir na América espanhola conflitos de interesse entre as elites criollas distribuídas por diferentes locais, levando à fragmentação das colônias em diversos territórios menores. II – Em alguns casos, as elites criollas associaram-se aos remanescentes dos antigos povos e sociedades indígenas, que permaneceram resistindo e lutando pela afirmação de sua identidade cultural. III – O processo de independência na América espanhola foi semelhante ao ocorrido na América portuguesa, nos quais as forças envolvidas nos conflitos lutaram pela manutenção da unidade. *
1 ponto
Somente I e II estão corretas.
Somente I está correta.
Somente I e III estão corretas.
Somente II está correta.
Somente II e III estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

I é verdadeira. A América Espanhola dividia-se em grandes Vices-Reinos, e cada um deles se pulverizou em diversos países, o que foi especialmente comum na América Central.

II é verdadeira, de modo a estabelecer uma aliança estratégica para expulsar os espanhóis e vencer disputas locais por poder.

III é falsa. Bolívar desejava manter uma unidade ainda maior, mas o seu projeto foi derrotado, posto que a maioria das elites locais desejavam separar-se e manter controle autônomo sobre seus territórios.

É correta a alternativa A.

Perguntas interessantes