As elites econômicas que se tornaram republicanas [...] não criticavam a Monarquia porque queriam mudar as hierarquias sociais, democratizar a política ou acabar com a escravidão, mas porque se sentiam pouco representados pelo imperador e viam no regime monárquico um dinossauro político que já não servia mais aos seus interesses.
NAPOLITANO, Marcos. História do Brasil República: da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2018. p. 9.
2. Como se deu a Proclamação da República no Brasil? *
a) Em 7 de setembro de 1822, D. Pedro anunciou a separação do Brasil em relação a Portugal.
b) Parte das tropas do exército brasileiro, com liderança do Marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o governo do Visconde de Ouro Preto.
c) O imperador D. Pedro II abandonou o Brasil, deixando o país sem governo, e os cafeicultores assumiram.
d) O papa Pio IX mandou o imperador D. Pedro II sair do Brasil, dizendo ser uma ordem de Deus.
Soluções para a tarefa
Resposta:
2 A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo um governo ...
a) A independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de setembro de 1822. Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d.
Explicação:
Espero ter ajudado nessas questões. Bom Estudo.^^
Resposta: B) Parte das tropas do exército brasileiro, com liderança do Marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o governo do Visconde de Ouro Preto.
Explicação: A resposta correta é a letra B. Em 7 de junho de 1889, o imperador D. Pedro II nomeou Visconde de Ouro Preto como Presidente do Conselho de Ministros. Ouro Preto era malvisto pelo Exército por ser favorável à Guarda Nacional. Em 14/11/1889, republicanos espalharam boatos no Rio de Janeiro, sobre a possível prisão de Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant. Na manhã de 15 de novembro de 1889, Deodoro assumiu o comando das tropas e destituiu o governo do Visconde de Ouro Preto. Em 16 de novembro de 1889, o imperador D. Pedro II, que estava em Petrópolis e voltou à capital, foi notificado de que deveria deixar o Brasil imediatamente, junto com a família imperial.
Espero ter ajudado :)