As duas ultimas estrofes tratam, por meio de metáforas, do encontro do eu lirico com a verdade divina. Quais são as metáforas trabalhadas em cada uma dessas estrofes? ( texto- Em Deus, meu criador ---- Padre José de Anchieta)
Soluções para a tarefa
Olá!
O poema de que se trata a pergunta segue em anexo.
Na penúltima estrofe, o Padre José Anchieta trata a presença de Deus pela metáfora "estar aberta a fonte do verdadeiro lume".
O bem que essa aparição divina teria feito a ele foi representado pela metáfora "as trevas do meu peito todas consume", sendo as trevas na verdade as angústias, os sentimentos ruins.
Com "correm doces licores das grandes aberturas do penedo", o eu-lírico sente a recepção de bons sentimentos pelas entranhas de seu ser.
Em "levantam-se os errores, levanta-se o degredo", podemos ver metaforizada uma grande mudança provocada por esse encontro com o divino retratado no poema.
Por fim, em "tira-se a amargura do fruto azedo", o autor reforça a principal mudança promovida por Deus na pessoa do eu-lírico: o livramento dos sentimentos ruins e a devolução da paz.
Espero ter ajudado, um abraço!