As duas partes do método argumentativo usado por Sócrates
Soluções para a tarefa
O método socrático consistia na forma utilizada pelo filósofo grego Sócrates para conseguir chegar ao verdadeiro conhecimento junto com seus discípulos e demais pessoas que buscavam instrução com este pensador diferenciado no seu tempo.
Este método era constituído por 02 etapas:
1) Ironia: ocorre com a expressão do filósofo afirmando uma posição contrária em relação ao que realmente pensa ou conhece sobre determinado assunto em discussão com seus alunos.
Esta atitude faz com que o aluno ou aquele com quem se está conversando apresente a sua posição ou opinião relacionada com uma temática determinada.
Esta estratégia utilizada por Sócrates tem o objetivo de fazer o seu interlocutor perceber com relação à sua própria ignorância ao identificar que sabe muito pouco ou quase nada sobre um assunto determinado.
Neste ponto os interlocutores de Sócrates passam a assumir que possuíam sobre o assunto abordado apenas afirmações confusas, vazias e contraditórias agrupadas de maneira pouco estruturadas e que precisam ser devidamente revistas.
2) Maiêutica: é uma referência à mãe de Sócrates que trabalhava como parteira porque esta palavra indica a ocorrência de um nascimento neste caso da verdade.
De acordo com o próprio filósofo sua mãe dava a luz às crianças enquanto ele dava luz às ideias verdadeiras.
O início desta fase ocorre a partir das ideias confusas apresentadas pelo interlocutor na fase da ironia sendo que por meio do diálogo Sócrates busca obter a verdade relacionada com os objetos de conhecimento vinculados ao tema que está sendo analisado.
Os diálogos realizados por Sócrates nesta etapa eram feitos com intencionalidade e de maneira sistematizada buscando a verdade por meio de uma conversa orientada junto aos seus interlocutores.
Resposta:
O método argumentativo de Sócrates consistia em duas partes,a primeira era fazer perguntas usando a ironia,a ironia era usada para provar ao interlocutor que ele ''nada sabia'',por isso a expressão ''só sei que nada sei'',Sócrates ao admitir isso,admite a própria ignorância,continuando,a ironia era usada para provar pro interlocutor que ele não possuía o conhecimento que acreditava ter.
A segunda parte do método socrático é conhecida como maiêutica,que tem como significado ''dar a luz'',''parir'' ou parto ao conhecimento. nessa segunda parte do método consistia em continuar fazendo perguntas,mas agora com um objetivo que o interlocutor chegue uma conclusão segura sobre o assunto.
uma curiosidade é que o termo vem de inspiração de sua mãe que era parteira,ele afirmava que eles tinha atividades semelhantes,portanto sua mãe dava a luz a crianças,ele dava luz a ideias.
Explicação: