As duas ilustrações a seguir estão relacionadas com a dilatação térmica dos sólidos, sendo que a figura da esquerda mostra água quente sendo derramada em um pote de vidro fechado com tampa de metal; e a outra mostra o aquecimento de uma porca em um parafuso. Ambas as ilustrações têm o objetivo de mostrar o desprendimento da tampa e da porca. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo.
I. O desprendimento só é possível porque o coeficiente de dilatação da tampa é menor do que o coeficiente do vidro.
II. Tanto a tampa quanto a porca devem ter coeficientes de dilatação maiores do que os coeficientes do vidro e do parafuso, respectivamente.
III. Se a água despejada no pote fosse gelada, a tampa iria ficar mais firmemente encaixada.
IV. Para desatarraxar, a distância entre os átomos da porca deverá ser maior do que a distância entre os átomos do parafuso.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
a) I e III
b) I, III e IV
c) II
d) II e IV
e) II , III e IV
Soluções para a tarefa
Sobre a dilatação térmica dos sólidos, é muito importante compreender o conceito de que, quando a temperatura de um corpo aumenta (A temperatura é relacionada à agitação dos átomos e moléculas), as suas moléculas começam a se separar entre si. Sendo assim, vamos analisar cada alternativa:
I - A ideia de derramar água quente na tampa é fazer este dilatar-se mais que o vidro, isso só é possível se o coeficiente de dilatação da tampa for maior que a do vidro, portanto, essa alternativa está errada. (F)
II - Aplicando-se a lógica do item I, esse item está correto. (V)
III - Assumindo que a água gelada entrasse em contato com a tampa, pelo exposto no item I, esse item está correto. (V)
IV - Pelo próprio conceito de dilatação, se os átomos de um corpo estão mais distantes entre si que os átomos de outro corpo (sendo ambos do mesmo material), o primeiro está mais dilatado que o segundo, então este item está correto (V)
Sendo assim, a resposta é a letra e).