as drogas podem ser classificada em tres tipos conforme sua acão no sistema nervoso. quais de esxemplo de cada
Soluções para a tarefa
Resposta:
As drogas podem ser classificadas de acordo com a ação: acentuada ou branda, sobre o sistema nervoso central:
Perturbadoras – aquelas com efeito alucinógeno, acelerando o funcionamento do cérebro além do normal, causando perturbações na mente do usuário. Exemplo: LSD (sintetizadas a partir do ácido lisérgico), a maconha e o haxixe (produto e subproduto extraídos da planta Cannabis sativa), os solventes orgânicos (cola de sapateiro).
Depressoras (as mais perigosas) – diminuem a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais lentos. Exemplo: tranquilizantes produzidos por indústrias farmacêuticas (antidepressivos, soníferos e ansiolíticos), o ópio, a morfina e a heroína (extraídos da planta Papoula somniferum).
Estimulantes – substâncias que aumentam a atividade cerebral. Estimulam em especial áreas sensoriais e motoras. Integra esse grupo a cocaína crack), extraídos da folha da planta da coca, Erytroxylum coca.
Drogas mistas – combinações de dois ou mais efeitos. A mais comum e conhecida desse grupo é o Ecstasy.
Portanto, independente de sua classificação ou da substância utilizada, gera dependência química e causa sérios danos ao organismo da pessoa viciada,
Tipos de drogas
As drogas podem ser classificadas, de acordo com o ponto de vista legal, por meio dos efeitos produzidos no sistema nervoso central, dos efeitos de acordo com a indicação terapêutica, entre outras formas.
De acordo com o ponto de vista legal – Essa classificação pode variar entre países, pois possuem legislações diferentes. De acordo com a legislação brasileira:
Legal: sua venda e consumo são liberados, apesar de ocorrer algumas restrições para venda de algumas substâncias. No Brasil, podemos destacar o caso do álcool e tabaco, que têm sua venda e consumo liberados, com exceção dos menores de 18 anos de idade.
Ilegal: sua venda e seu consumo são proibidos, ficando sujeito a sanções penais tanto quem comercializa quanto quem consome. No Brasil, são drogas ilícitas a maconha, o LSD, a cocaína, entre outras.
De acordo com os efeitos produzidos no sistema nervoso central - Essa classificação é bastante utilizada pelos profissionais de saúde:
Depressivas: são drogas que diminuem a atividade cerebral, causando perda de reflexo, atenção, entre outros. São exemplos de drogas depressivas o álcool, os medicamentos ansiolíticos, os anestésicos, os antipsicóticos, entre outros.
Estimulantes: são drogas que atuam de forma oposta às depressivas, aumentando as atividades cerebrais e o estado de alerta e deixando o indivíduo agitado. São exemplos de drogas estimulantes o café, o guaraná, a cocaína, entre outras.
Perturbadoras: as drogas perturbadoras afetam o funcionamento do sistema nervoso central de forma a alterar a percepção, causando efeitos como perda dos sentidos e alucinações. São exemplos de drogas perturbadoras a maconha
Explicação:
espero que tenha ajudado