Saúde, perguntado por ArianeYasmiiyn35271, 5 meses atrás

As Doenças Transmitidas por Alimentos é uma realidade no mundo atual e não devem ser negligenciadas, principalmente porque a gravidade e consequências dessas doenças variam de acordo com as condições de saúde geral e idade da pessoa. Por conta disso, a segurança dos alimentos é amplamente discutida e, inclusive, anualmente, no dia 07 de Junho é comemorado o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, com objetivo de chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança dos alimentos, saúde humana, prosperidade econômica, agricultura, acesso a mercados, turismo e desenvolvimento sustentável. Em relação à Segurança dos Alimentos, é importante destacar que essa condição depende de uma série de fatores que, em conjunto garantem a produção de alimentos seguros e, para isso, deve-se realizar uma abordagem preventiva e sistemática, direcionada aos perigos que possam ocorrer durante o processo produtivo. Esses perigos, podem ser de origem física, química ou biológica.

Soluções para a tarefa

Respondido por anders1lva
0

Os perigos na produção de alimentos podem ser evitados a partir de um controle de qualidade rigoroso que irá avaliar as quantidades máximas que podem estar presentes nos alimentos.

Quais são os perigos na Produção de Alimentos?

As doenças podem ser propagadas por meio dos alimentos, por isso, faz-se necessário o controle de segurança como forma de prevenção de doenças evitáveis.

Os perigos podem ser:

  • Perigos biológicos: o alimento é colonizado por microrganismos (bactérias, fungos, vírus e protozoários) que se multiplicarão no alimento deixando-o contaminado, servindo assim, uma porta de entrada para infecções;
  • Perigo químico: excesso de substâncias químicas como os agrotóxicos ao serem ingeridos podem levar a infecções do tipo química no organismo alimentado;
  • Perigo físico: contaminação por objetos que estejam presentes nos alimentos, como por exemplo, pedaços de metais, parafusos, vidros e outros.

Para evitar estes perigos é necessário realizar um controle de qualidade evitando que irá calcular o número de microrganismos presentes, a quantidade máxima de agrotóxicos utilizados na produção do alimento, e a remoção de partes físicas que por ventura estejam presentes.

Veja mais sobre SUS em:

brainly.com.br/tarefa/4124327

#SPJ4

Perguntas interessantes