As Doenças Transmitidas por Alimentos é uma realidade no mundo atual e não devem ser negligenciadas, principalmente porque a gravidade e consequências dessas doenças variam de acordo com as condições de saúde geral e idade da pessoa. Por conta disso, a segurança dos alimentos é amplamente discutida e, inclusive, anualmente, no dia 07 de Junho é comemorado o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, com objetivo de chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança dos alimentos, saúde humana, prosperidade econômica, agricultura, acesso a mercados, turismo e desenvolvimento sustentável.
Em relação à Segurança dos Alimentos, é importante destacar que essa condição depende de uma série de fatores que, em conjunto garantem a produção de alimentos seguros e, para isso, deve-se realizar uma abordagem preventiva e sistemática, direcionada aos perigos que possam ocorrer durante o processo produtivo. Esses perigos, podem ser de origem física, química ou biológica.
Considere a importância da produção de alimentos seguros e a identificação de perigos que possam ocorrer durante o processo produtivo dos alimentos, descreva as características dos perigos químicos, físicos e biológicos e explique como eles podem ser evitados durante a produção dos alimentos.
Resposta (por favor)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: Poderiam nos ajudar com essa questão?
A Produção de Alimentos, deve proporcionar ao consumidor final, alimentos seguros, livres de contaminação e saudáveis. Existem vários problemas que podem ocorrer durante a produção e o processamento do alimento, que possibilita sua contaminação. São os chamados perigos físicos, químicos e biológicos.
Perigos na Produção dos Alimentos:
- Perigos Biológicos: contaminação do alimento por micro organismos, como fungos, bactérias, vírus e protozoários. Esse tipo de contaminação, pode acontecer na produção, no plantio, na coleita, na embalagem e estocagem. É o mais frequente e com maior risco de proporcionar doenças.
- Perigos Químicos: contaminação do alimento por substâncias químicas, como agrotóxicos em excesso, venenos para impedir pragas (barata/ratos), inseticidas, produtos de limpeza. Pode ocorrer na produção, embalagem e estoque.
- Perigos Físicos: contaminação do alimento por objetos visíveis, como pregos, cabelo, unha, farpa de madeira, pedaço de vidro. Pode ocorrer tanto na produção como na embalagem do alimento.
Concluímos assim, que a produção de alimentos, está sujeita a vários tipos de contaminação. Para evitar tais problemas, medidas de segurança preventivas devem ser adotadas, como a observação e atenção máxima ao controle da higiene dentro do ambiente de trabalho, bem como seguir a risca as normas da vigilância sanitária para cada procedimento ao produzir, manusear, embalar e estocar o alimento.
Aprenda um pouco mais sobre a contaminação dos alimentos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/48159340
#SPJ2