As doenças inflamatórias intestinais (DII), classicamente conhecidas como retocolite ulcerativa (RCU) e doença de Crohn (DC), são processos inflamatórios crônicos que cursam, de maneira imprevisível, com períodos de atividade e remissão variáveis. Apesar de semelhantes, são consideradas doenças distintas. A sintomatologia principal é a diarreia com presença de muco e sangue, dor abdominal, febre, emagrecimento, anemia e atraso no desenvolvimento em crianças. Nas crianças, a principal manifestação clínica pode ser o retardo no desenvolvimento somático, precedendo as alterações gastrointestinais em anos.
Alguns nutrientes são utilizados concomitantemente na terapia nutricional para esses pacientes, como:
I. A glutamina, por ser importante na manutenção da integridade da mucosa, como fonte energética de células de rápida proliferação, como os enterócitos.
II. Os ácidos graxos de cadeia média, pois melhoram a integridade da mucosa intestinal.
III. A arginina, pois é metabolizada no enterócito e atua como precursora de metabólitos.
IV. Os probióticos, bactérias não-patógenas que, quando ingeridas, promovem redução da proliferação de bactérias mais agressivas e patogênicas, tornando o ambiente intestinal menos antigênico.
V. Os prebióticos, carboidratos não-digeríveis que favorecem o crescimento e/ou a atividade de um número limitado de bactérias colônicas, melhorando, assim, a saúde intestinal.
Estão corretos apenas os itens:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Os itens corretos são I, III, IV e V
Explicação: Os itens mostram nutrientes essenciais para a manutenção intestinal diante do quadro do paciente que possui doenças inflamatórias intestinais.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Artes,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás