As doenças do trato gastrointestinal com relevância nutricional incluem as gastrites, úlceras e o refluxo gastresofágico. Os fármacos tornaram-se progressivamente mais importantes, tanto para cicatrizar os tecidos danificados quanto para controlar a doença. Alteração na dieta pode ser necessário para atenuar os sintomas do processo patológico ou os causados pela intervenção cirúrgica.
Os Alimentos que podem interferir no funcionamento gástrico estão dispostos na Coluna 1, correlacione-os com a Coluna 2 que apresenta as alterações funcionais provocadas por cada um deles eles.
Coluna 1
Coluna 2
1. Alimentos muito quentes.
( ) Causam aumento da secreção e irritação gástrica.
2. Condimentos picantes.
( ) Retardam o esvaziamento gástrico.
3. Refrigerantes a base de cola.
( ) Reduzem a pressão do esfíncter esofágico inferior facilitando o refluxo.
4. Alimentos gordurosos.
( ) Provocam congestão gástrica, aumentando a secreção ácida e retardando assim o esvaziamento gástrico.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
Escolha uma:
a.
2 - 3 - 4 - 1.
b.
2 - 4- 3 - 1.
c.
1 - 4 - 3 - 2.
d.
4 - 2 - 3 - 1.
e.
2 - 1 - 3 - 4
Soluções para a tarefa
sequencia correta :2;4;3;1
Resposta:
A sequência correta é 2 - 4 - 3 - 1.
Explicação:
Assim que o alimento chega ao estômago ocorre o enchimento gástrico e iniciam-se, nessa região, os movimentos peristálticos, cuja finalidade é degradar os alimentos para, em seguida, serem metabolizados após o esvaziamento gástrico. A mistura dos alimentos com as secreções produzidas no estômago ocorre por meio das glândulas gástricas formando assim, o quimo. Quando o estômago está cheio, as ondas peristálticas são fracas – cerca de 20 segundos cada onda; estas seguem em direção ao antro para que haja mistura das secreções. A cada contração, 1 a 4 mL de alimento são transportados para o piloro, e desta região, partículas de até 1,5 mm de diâmetro passam para o duodeno (partículas maiores retornam e são trituradas em partes menores) .
O estômago vazio por muito tempo apresenta contrações conhecidas como contrações da fome – são contrações peristálticas rítmicas mais fortes podendo atingir de 2 a 3 minutos de duração. Esta condição pode ser acentuada com aumento da hipoglicemia (REIS, 2010). É importante que você saiba, prezado aluno, que o volume alimentar gástrico atua diretamente sobre a velocidade de esvaziamento desta região.
Os principais nutrientes que têm a digestão iniciada no estômago são as proteínas, que se desdobram em cadeias menores, e as gorduras – triglicerídeos de cadeia curta e cadeia média. A digestão gástrica expõe os alimentos consumidos à pepsina e o ácido clorídrico, enviando o quimo, por meio do piloro, para a primeira porção do intestino delgado – o duodeno.