As doenças da seringueira H. brasilienses sem o manejo adequado, implica em altos danos econômicos aos produtores, e até mesmo na extinção do seringal. Com a identificação do patógeno e respectivamente seus sintomas nos hospedeiros, consegue-se realizar o controle eficiente e correto.
Fonte: RAIMUNDI, Melina Korres. Fitopatologia Aplicada. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., Unidade 3, Seção 2, 2018.
Tendo em vista o contexto, complete as lacunas da sentença a seguir com os termos corretos:
A _____________ ocorre praticamente em todos os países onde se cultiva a seringueira. No Brasil, a antracnose foliar ocorre com severidade nos estados da região Norte, provocando lesões foliares, desfolhamento e morte dos ramos. O agente etiológico é o fungo Colletotrichum gloeosporioides (Penz.) Sacc., o qual possui característica cosmopolita e apresentando uma ampla gama de hospedeiros.
Já em relação ao _______________, cujo agente etiológico é o fungo Oidium heveae Steinn., é um parasita obrigatório, cujo crescimento micelial e esporulação conidial se dão principalmente na face superior do folíolo. O micélio é branco e se desenvolve superficialmente sobre a área lesionada (VALE; ZAMBOLIM, 1997). Os sintomas são facilmente identificáveis e sempre se manifestam na forma de eflorescência ou bolor pulvurulento, de coloração branca ou levemente cinza (BEDENDO, 1995). Em ambas as doenças o controle químico com fungicidas é a medida mais recomendada.
Outra doença que tem provocado grandes avarias na cultura é a_____________, uma doença causada pelo agente etiológico Phytophthora palmivora Butl. e ocorre em todos os órgãos da planta do gênero Hevea. O agente da doença ocorre em muitas espécies de plantas nativas na Amazônia (VALE; ZAMBOLIM, 1997). Nos seringais, sua ocorrência torna-se destrutiva apenas depois de haver uma grande produção de frutos. As condições favoráveis para o desenvolvimento do patógeno são alta umidade relativa e planta suscetível a doença. Essas doenças fúngicas são extremamente importantes para cultura da seringueira devido à severidade com que ocorrem nas áreas de cultivo, sendo responsáveis pela promoção de perdas significativas para cultura.
Fonte: VALE, F. X. R.; ZAMBOLIM, L. Controle de doenças de plantas: grandes culturas. Brasília: Ministério da Agricultura e do Abastecimento, 1997.
Agora, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Escolha uma:
a.
Antracnose / Oídio / Mal das Folhas
b.
Antracnose / Oídio / Requeima
c.
Mal das Folhas / Requeima / Antracnose
d.
Antracnose / Requeima / Oídio
e.
Requeima / Oídio /Mal das Folhas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
Antracnose / Oídio / Requeima
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Respondido por
1
Resposta:
Antracnose / Oídio / Requeima
Explicação:
corrigido pelo ava
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Informática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás