Saúde, perguntado por igorsales14p5g47u, 9 meses atrás

As doenças cardiovasculares são as que possuem maiores taxas de mortalidade tanto no Brasil quanto no mundo. As dislipidemias apresentam um fator de risco cardiovascular importante devido ao característico aumento nas concentrações de lipoproteínas de baixa densidade (LDL-c). O acúmulo de LDL-c nas artérias pode predispor a doença arterial coronária que é processo importante no desfecho de eventos como o infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. Além disso, a hipertensão arterial sistêmica é também um fator de risco importante para doenças cardiovasculares e que sofre grande influência da alimentação.



PRÉCOMA, Dalton Bertolim; OLIVEIRA, Gláucia Maria Moraes de; SIMÃO, Antonio Felipe; DUTRA, Oscar Pereira; COELHO-FILHO, Otávio Rizzi; IZAR, Maria Cristina de Oliveira; PÓVOA, Rui Manuel dos Santos; GIULIANO, Isabela de Carlos Back; ALENCAR FILHO, Aristóteles Comte de; MACHADO, Carlos Alberto. Updated Cardiovascular Prevention Guideline of the Brazilian Society of Cardiology - 2019. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, [s.l.], 2019. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Disponível em: http://publicacoes.cardiol.br/portal/abc/portugues/aop/2019/aop-diretriz-prevencao-cardiovascular-portugues.pdf. Acesso em: 27 abr. 2020.





Considerando esses contextos, analise as seguintes afirmativas.



I. A ingestão de sódio e potássio é parte do tratamento não farmacológico da hipertensão arterial sistêmica. O consumo destes micronutrientes apresenta ação direta nos níveis pressóricos, o sódio possui efeito hipotensivo e o potássio hipertensivo.

II. O mecanismo patológico da doença arterial coronária e da doença arterial periférica é o processo aterosclerótico. A aterosclerose é uma doença de etiologia multifatorial e por isso o tratamento dietético deve ter como foco os fatores de risco tratáveis.

III. O consumo de ácidos graxos saturados está diretamente relacionado a aumentos nos níveis circulantes de LDL. Pacientes dislipidêmicos que apresentam LDL-c fora das metas dos exames laboratoriais devem realizar consumo de 10% do total de gorduras da dieta advindas de gorduras saturadas.

Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a.
III, apenas.

b.
II, apenas.

c.
I, apenas.

d.
I e II, apenas.

e.
II e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por anandaluiiza
1

Resposta:

Letra E.

Explicação:

  • A afirmativa I está errada, pois, o sódio que tem efeito hipertensivo pela retenção de água da propriedade osmótica dele e o potássio hipotensivo contribuindo para a redução da pressão arterial.
  • A afirmativa II parece correta, pois, a doença arterial coronária e periférica tem como mecanismo patológico o aterosclerótico que causa a obstrução das artérias e veias, a liberação de gordura da ateroma pode formar coágulos sanguíneos (trombos) que podem soltar-se e deslocar-se pela circulação até atingir uma artéria de menor calibre, provocando uma embolia. Pode ser tratada com medicamentos, cirurgia e no caso do tratamento dietético como auxílio de acordo com os fatores de risco.
  • A afirmativa III parece estar correta, pois, uma dieta rica em gordura saturada pode aumentar os níveis de LDL ou "colesterol ruim", no sangue ao longo do tempo, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e o indivíduo deve reduzir o consumo de alimentos ricos nesse tipo de gordura.

Portanto, a alternativa II e III parecem as corretas.

Espero ter ajudado, se te ajudei me dá uma "melhor resposta" e bons estudos!!


talitamahiete: Errado pelo AVA. A resposta certa é somente alternativa II, letra B. corrigido pelo AVA.
anandaluiiza: Obrigada por responder a correta! Preciso estudar mais, rsrsrs, por isso escrevo uma resposta grande com bastante conceito para mostrar de onde tirei a dedução que neste caso não consegui acertar, acontece! Enfim, obrigada pelo comentário, ajudou bastante para estudar melhor sobre o assunto!!
Perguntas interessantes