As doenças cardiovasculares são as causas mais comuns de morbidade e principal causa de mortalidade no mundo. Doenças do coração e dos vasos, constituem a primeira causa de morte no Brasil (27,4%), segundo os dados do Ministério da saúde. A cardiopatia isquêmica, acidentes vasculares cerebrais, hipertensão arterial e outras cardiopatias, são, anualmente, responsáveis por 15,9 milhões de óbitos.
I. No Brasil, uma mudança importante no perfil da mortalidade populacional está sendo observada e se caracteriza por um aumento nos números de óbitos causados por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
II. As doenças cardiovasculares estão contidas nas DCNT, destacando-se a hipertensão arterial sistêmica (HAS), com prevalência estimada de 35 % da população acima dos 40 anos, 4 % em crianças e adolescentes, representando 17 milhões de portadores no país.
III . A HAS e a Diabetes Mellitus (DM) são consideradas os principais fatores de risco populacional para as doenças cardiovasculares. A possibilidade de associação destas duas doenças é de 50%, exigindo o manejo das duas patologias no mesmo paciente.
IV. As DCNT representam 69% dos gastos hospitalares no SUS, sendo as doenças cardiovasculares responsáveis pela alta frequência das internações hospitalares.
Assinale a alternativa com a resposta correta.
a. I, II , III e IV.
b. Apenas I, II e IV.
c.
Apenas I, III e IV.
d.
Apenas II, III e IV.
e. Apenas I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
resposta correta: a. I, II , III e IV.
Perguntas interessantes