As doenças cardiovasculares são apontadas como uma das principais causas de morte no mundo. Os especialistas relatam que grande parte dessas ocorrências poderiam ser evitadas com mudanças de estilo de vida. O controle do peso corporal, hábitos mais saudáveis de alimentação, redução do sedentarismo, controle da ingestão de álcool e do estresse estão entre os fatores incluídos no tratamento não farmacológico da hipertensão arterial. O aumento de peso e gordura na região abdominal são considerados fatores de risco para a hipertensão arterial, tanto em adultos quanto em crianças. Sendo assim, medidas nutricionais por meio de um plano alimentar saudável, equilibrado e sustentável são fundamentais para o tratamento da hipertensão arterial.
MALACHIAS, M.V.B. et al. 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 107, n.3 (Supl.3), p. 30 – 33, 2016.
Com base na influência que alguns fatores podem ter na pressão arterial, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Estudos tem demonstrado que o aumento do peso e da circunferência abdominal estão relacionados com aumentos da pressão arterial e do risco de doenças crônicas.
PORQUE
II. O consumo excessivo de alimentos de maior densidade energética, como os alimentos de alto índice glicêmico, favorece o aumento de peso que pode gerar obesidade, hiperglicemia, hiperinsulinemia e hipertrigliceridemia.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições falsas.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. CORRETO!!!!!
d.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
A importância dos carboidratos na origem das doenças cardiovasculares também deve ser considerada. Já é amplamente estudado que a ingestão aumentada de carboidratos, principalmente os carboidratos simples, aqueles que têm rápida absorção, favorece o desequilíbrio entre a oferta dos nutrientes de maneira geral e isso pode possibilitar uma hipercolesterolemia. Além disso, o consumo excessivo de carboidratos favorece o aumento de peso levando à obesidade, também favorece alterações como hiperglicemia, hiperinsulinemia e hipertrigliceridemia. Essas alterações provenientes do consumo em excesso de carboidratos aumenta o risco para doenças cardiovasculares. Para minimizar essas alterações buscando uma redução no risco para doenças cardiovasculares recomenda-se uma ingestão equilibrada de carboidratos, priorizando aqueles de menor índice glicêmico, menor densidade calórica, maiores quantidades de fibra e de água.
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. CORRETO!!!!!