Ed. Física, perguntado por JARCKSONEDUARDO, 1 ano atrás

As divisões mitóticas têm um papel fundamental e também asseguram a homeostase do organismo na reposição das células da camada epidérmica da pele, que garante impermeabilidade e consequente proteção contra os agentes nocivos do meio externo. Devido à constante descamação da pele, células da camada mais interna (estrato basal) estão continuamente se dividindo para garantir a renovação da epiderme. KAMEI, M. C. S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: UniCesumar, 2018. Diante do exposto acima e sabendo que este ciclo de duplicação e divisão é conhecido como ciclo celular, explique as duas fases sequenciais que ocorrem no ciclo celular eucariótico.

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
46

Diante do exposto no enunciado e sabendo que o ciclo de duplicação e divisão é conhecido como ciclo celular as duas fases sequenciais que ocorrem no ciclo celular eucariótico são: a  interfase e a fase de mitosis (M)

Na interfase a célula aumenta o seu volume, tamanho e número de organelas,é o período compreendido entre as etapas de divisão celular e é fundamental para uma correta divisão celular posteriormente. Essa fase é subdividida em G¹, S, G²,

A fase M , nesse período ocorre a divisão do núcleo em dois núcleos filhos e divisão do citoplasma. Compreende cinco estágios: prófase, metáfase, anáfase, telófase e citocinese.

Respondido por drykacampinaspct43q
11

Resposta:

A fase G1 :Um célula que em algum momento recebe o estimulo para se dividir terá um aumento súbito em sua atividade biossintética . Assim durante esta fase ocorre a síntese de todos os componentes necessários aos eventos da divisão celular, ocorrendo intensa transcrição e tradução multiplicação de organelas e aumento da membrana plasmática. A fase G1 geralmente é a mais longa do ciclo celular. Em uma célula com ciclo de 24 horas  a fase G1 levaria 11 horas para ser completada.

A fase G1 é a fase imediata após uma mitose, ou seja, é a fase em que a célula está e estabilizando.

A fase S :Tem a duração aproximada oito horas e é caracterizada pela duplicação do DNA. Esse evento requer a participação de várias enzimas e ocorre de forma semiconservativa onde cada cadeia de DNA usada como molde permanece umida com a nova a cadeia rcém-sintetizada.

A fase S é uma fase de crescimento e maturação celular, com a síntese de diversas proteínas para a atividade células e de duplicação de DNA.

A fase G2 :Já na fase G2  a célula acumula energia, e após ela, se inicia o processo de divisão células. Outro fato importante são os mecanismos de checagem que verifica, por exemplo se todo DNA duplicou corretamente  e se houve aumento adequado de do volume celular. Também ocorre a maturação dos centrossomos  pelo recrutamento de proteínas . A fase G2 tem duração de quatro horas .  

Explicação:

Encontrei as informações na pagina 97/98 do livro de biologia e bioquimica da Unicesumar,

Perguntas interessantes