As diversas sociedades que se desenvolveram na Africa foram marcadas por práticas religiosas próprias. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.
A
As religiões africanas eram muito parecidas, fundamentadas no culto de forças da natureza chamadas de orixás, que precisavam ser respeitados para garantir o bem-estar da comunidade.
B
As religiões monoteístas não conseguiram se disseminar pelo continente africano, e somente pequenas comunidades se converteram ao cristianismo e ao islamismo até o século XIX.
C
Após o século VIII, o islamismo se disseminou rapidamente pelo continente africano, provocando a conversão de grande parte das populações bantas.
D
O continente africano foi marcado por uma rica diversidade de experiências religiosas, como a de povos que praticavam religiões politeístas e a de outros que se converteram ao monoteísmo. Além disso, as trocas culturais entre diferentes religiões foram frequentes ao longo da história.
Soluções para a tarefa
Resposta:b
Explicação:
A alternativa correta sobre as práticas religiosas das sociedades africanas é a letra C.
Letra A: a alternativa está errada, uma vez que a religião na África é muito diversificada, tendo a presença forte do cristianismo e do islamismo.
Letra B: a alternativa é falsa, visto que as religiões monoteístas dominaram o continente com o passar dos séculos. o cristianismo e o islamismo hoje representam mais de 70% da população.
Letra C: a alternativa é verdadeira, pois o islamismo entra no continente após a Revelação feita para Maomé, no início do século XII, e passa a ser fortemente difundido nas décadas e séculos seguintes.
Letra D: a alternativa é incorreta. A diversidade religiosa na África é uma realidade, por consequência das diversas etnias que lá estão. Porém, nunca houve trocas culturais entre religiões, visto que a diversidade entre religiões sempre causou conflitos religiosos devido à intolerância e ao preconceito.
Veja mais sobre o islamismo na África em:
https://brainly.com.br/tarefa/9882876