As diversas mudanças infraestruturais, como as alterações territoriais e as ações políticas que visavam ao desenvolvimento do interior do Brasil, trouxeram, também, consequências negativas para as áreas incorporadas ao processo produtivo e de dinâmica populacional do Centro-Oeste. Indique duas problemáticas sociais e duas ambientais advindas desse processo de inclusão territorial à dinâmica socioeconômica nacional.
a) Problemáticas sociais:_________________
b) Problemáticas ambientais:______________
Me ajudem por favor!!!!!!
Soluções para a tarefa
A) Problemática Sociais
01) Infraestrutura urbana não planejada corretamente, surgindo periferias;
02) Mobilidade urbana não desenvolvida corretamente, gerando problemas no tráfego e deslocamento de pessoas.
B) Problemática Ambientais
01) Destruição dos biomas e áreas nativas;
02) Poluição dos solos, proporcionando a infertilidade.
O processo de inclusão territorial do centro-oeste na dinâmica socioeconômica nacional trouxe problemáticas sociais como a acentuação da desigualdade e a retenção de direitos dos povos indígenas. Entre os problemas ambientais estão a destruição de biomas únicos, perda de biodiversidade, contaminação do solo e da água.
Integração do centro-oeste
- Problemáticas sociais: o desenvolvimento agropecuário, a mineração e o desenvolvimento da infraestrutura na região provocam conflitos acerca do direito dos povos indígenas de ocupar determinadas terras da região, causando mortes e violência. O êxodo rural promovido também acentuou a desigualdade, falta de acesso à moradia, saúde e educação.
- Problemáticas ambientais: essas mesmas dinâmicas econômicas que promovem problemas sociais afetam o meio ambiente. Na região, biomas como o Pantanal são perturbados, o que compromete a qualidade da água, do solo e a manutenção da biodiversidade. Além disso, a falta de planejamento urbano compromete tanto as dimensões sociais quanto as ambientais.
Aprenda mais sobre desenvolvimento e sustentabilidade em: https://brainly.com.br/tarefa/20679618
#SPJ2